Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10118

TitleDescrever o bullying na escola : estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal
Author(s)Pereira, Beatriz Oliveira
Silva, Marta Iossi
Nunes, Berta
KeywordsInstituições académicas
criança
violência
agressão
School
Child
Violence
Aggression
Issue date2009
PublisherEditora Universitária Champagnat
JournalDiálogo Educacional
Citation"Diálogo Educacional". ISSN 1518-3483. 9:28 (2009)455-466.
Abstract(s)O bullying define-se como o comportamento agressivo entre pares, intencional e continuado. O bullying na escola registra-se em diferentes tipos tais como o físico, verbal e indirecto e em diferentes espaços. O objectivo desta investigação foi diagnosticar o bullying na escola e caracterizar as crianças vítimas quanto à prevalência, ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 455-466, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 1 Neste artigo, escrito em português de Portugal, foram preservadas as grafias e normas do país de origem. 456 PEREIRA, B.; SILVA, M. I.; NUNES, B. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 455-466, set./dez. 2009 formas e locais de ocorrência do bullying. Também pretendemos, com base nos resultados e no conhecimento sobre programas de intervenção implementados, descrever um plano a ser levado a cabo pelo agrupamento em estudo. Foi aplicado um questionário adaptado de Olweus num agrupamento de escolas do Nordeste Transmontano, no interior de Portugal. As conclusões apontaram para a disseminação do bullying, cerca de uma em cada quatro crianças foi vítima de agressão pelos pares três ou mais vezes, na escola; verifica-se que existe grande diversidade de tipos de bullying, sendo os mais difundidos o recurso ao insulto seguido da agressão física. Quanto aos locais, o recreio foi o espaço mais mencionado apesar de ser um espaço muito valorizado pelas crianças. Os valores percentuais registados recomendam a intervenção que descrevemos de forma sumária.
Bullying can be defined as continuous and intentional aggressive behavior among peers. It occurs in different places at school and can be physical, verbal and indirect. The main goal of our study was to describe bullying at school concerning its prevalence, types and places where it occurs and to develop an action program that seeks to solve and prevent it. We used a questionnaire adapted from Olweus to collect data from a Northeast region of Portugal. Results show that bullying is widespread at school: one in every four children was a victim for three or more times; there are many types of bullying but there is mainly insult and physical aggression; bullying takes place mainly at playground although children say they appreciate this place. These results ask for an action plan we succinctly describe.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10118
ISSN1518-3483
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:DEAEF - Artigos (Papers)

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BullyingDIALOGO-0004-00002826-artigo_03.pdfDocumento priincipal41,63 kBAdobe PDFView/Open

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