Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10083

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Maria do Céu-
dc.date.accessioned2010-01-14T14:31:32Z-
dc.date.available2010-01-14T14:31:32Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citation“Espaço Pedagógico”. ISSN 0104-7469. 14:1 (2007) 132-147.por
dc.identifier.issn0104-7469-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10083-
dc.description.abstractEste texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares.por
dc.description.abstractThis text presents a part of a case study which purpose was to identify student’s problems to understand and to interpret artistic historical visual evidences. It was developed in the 3rd Cycle classroom of Portuguese System, specifically in its 8th year (13-14 years old students). The curricular context was: “Renaissance and the formation of the Modern Mentality”, and it was chosen as pedagogic material the Miguel Angelo’s fresco -The creation of Adam (Sistine Chapel, S. Peter Church, Vatican). Our concern is based on the fact that students show deep difficulties on reading images, in spite of having an increasing access to a multiple and different images both in their daily life and scholar disciplinary contexts. The History text books present images of various natures, but it is recognised that teachers generally undervalued their relevance as primary or secondary sources and /or a graphic representation of a piece of knowledge. So, we believe that it is necessary to study the ways our students read and interpret images.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundo. Faculdade de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracia visualpor
dc.subjectAula de históriapor
dc.subjectFontes primáriaspor
dc.subjectVisual literacypor
dc.subjectPrimary sourcespor
dc.subjectHistory classroompor
dc.titleE Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de Históriapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MiguelAngelo-literaciavisualhistorica.pdf200,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID