Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10026

TitlePodcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universidade do Minho
Author(s)Carvalho, Ana Amélia Amorim
Aguiar, Cristina
Maciel, Romana
KeywordsPodcasts
Blended-learning
Ensino Superior
Universidade do Minho
Issue date2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationCARVALHO, Ana Amélia Amorim, org. – “Actas do Encontro sobre Podcasts, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-69-8. p. 22-38.
Abstract(s)Neste texto apresenta-se uma breve caracterização sobre a utilização de podcasts no ensino superior e descrevem-se os estudos realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres (2007-2009), no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”, bem como as reacções dos alunos e dos professores à implementação desta ferramenta da Web 2.0 em contextos pedagógicos. O projecto envolveu 6 docentes, 479 alunos e abrangeu 20 unidades curriculares onde foram disponibilizados 118 podcasts - 34 dos quais criados pelos alunos. Os docentes reconhecem as potencialidades pedagógicas dos podcasts mas também a falta de reconhecimento institucional e o acréscimo de trabalho, que deverá ser rentabilizado através da reutilização dos episódios criados. Os alunos foram receptivos à introdução dos podcasts em contexto educativo, embora manifestando surpresa e, alguns, uma certa resistência inicial, mas tiram pouco partido das tecnologias móveis para usufruírem dos podcasts. Constatou-se uma maior adesão aos podcasts nos alunos de pós-graduação e nos trabalhadores-estudantes.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10026
ISBNISBN:978-972-8746-69-8
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings
DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carvalho et al-2009-Enc sobre Podcasts.pdf340,94 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID