RepositóriUM


Mais Acesso = Mais Impacto

Gráfico: Impacto da publicação

Estudos científicos recentes têm vindo a demonstrar que os artigos em acesso livre na Internet têm mais impacto que os restantes.

No estudo, Free online availability substantially increases a paper's impact, no qual foram analisados 119.924 artigos de conferência de informática e áreas afins, ficou demonstrado que o número médio de citações para artigos não disponíveis on-line era de 2.74, enquanto a média de citações de artigos disponíveis on-line era de 7.03, um aumento de 336%!

Outra investigação, The effect of Open Access on Citation Impact, comprovou o que os artigos em livre acesso são citados entre 2.5 e 5.8 mais vezes que os restantes .

Ao contrário de outros autores, os investigadores e académicos não publicam os resultados do seu trabalho para obterem rendimentos (direitos de autor, royalties, etc.), mas para obterem outro tipo de compensação: impacto da publicação.

Os investigadores são recompensados (progressão na carreira, financiamento dos seus projectos, etc.), pela sua produtividade científica, que é avaliada não apenas pela sua dimensão (quantidade), mas sobretudo pelo seu impacto (qualidade), geralmente aferido pelo número de citações.

Desta forma, o aumento da visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida é um interesse óbvio da Universidade, das suas unidades orgânicas (centros de investigação), bem como dos docentes e investigadores individualmente.

Para promover o acesso livre ao conhecimento, geralmente são consideradas duas vias paralelas e não antagónicas: a publicação em revistas de acesso livre, onde os artigos ficam disponíveis sem restrições desde a sua publicação e o auto-arquivo pelos autores dos seus trabalhos em repositórios institucionais de livre acesso.

Com a criação do RepositoriUM em 2003, a Universidade do Minho colocou-se na vanguarda do desenvolvimento deste tipo de sistemas de informação. Para além disso, no sentido de promover um maior conhecimento sobre o movimento do acesso livre e dos repositórios institucionais, os Serviços de Documentação criaram um directório com recursos e informações – Acesso Livre ao Conhecimentoe albergam um portal – LusoDSpace – destinado à comunidade de língua portuguesa que usa o sistema DSpace e no qual se pretende divulgar e partilhar experiências.