Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9990
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Cristina | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Amélia Amorim | - |
dc.contributor.author | Maciel, Romana | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-05T16:58:45Z | - |
dc.date.available | 2010-01-05T16:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Ana Amélia Amorim, org. – “Encontro sobre Podcasts, Braga, Portugal, 2009: actas”. Braga: CIED-UM, 2009. ISBN 978-972-8746-69-8. p. 140-154. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-69-8 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/9990 | - |
dc.description.abstract | A facilidade em criar podcasts, aliada às enormes potencialidades que este tipo de tecnologia oferece, têm atraído os profissionais ligados ao ensino para a exploração progressiva desta ferramenta em diferentes contextos pedagógicos e com finalidades diversas. Na Universidade do Minho, decorre um projecto que visa auscultar a receptividade à utilização pedagógica de podcasts no ensino universitário, articulando as suas especificidades e implementação com as diferentes áreas científicas da equipa do projecto. O estudo que se apresente foi conduzido no ano lectivo 2008/ 2009, numa unidade curricular da Licenciatura em Biologia Aplicada – Hereditariedade e Evolução - onde no ano lectivo transacto se tinha tentado implementar alguns podcasts simples. Esse estudo teve essencialmente um carácter exploratório, visando auscultar a aceitação discente a esta tecnologia. No presente trabalho, pretendeu-se explorar diferentes potencialidades dos ficheiros áudio, nomeadamente no que se refere à sua tipologia, duração e objectivos, e simultaneamente avaliar as reacções dos discentes à sua integração no processo de ensino/ aprendizagem. Os alunos revelaram-se receptivos e interessados em continuar a aceder a este tipo de ficheiros, principalmente a podcasts contendo conteúdos, resumos e/ ou orientações para estudo, numa clara preferência por soluções que auxiliem na compreensão dos conteúdos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/70751/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Podcast | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Licenciatura | por |
dc.subject | Biologia aplicada | por |
dc.title | Podcasts na licenciatura em biologia aplicada: diversidade na tipologia e duração | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aguiar et al - 2009-Enc sobre Podcast.pdf | 140,84 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |