Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9986

TitleTrabalho em grupo e aprendizagem baseada na resolução de problemas : um estudo com futuros professores de Física e de Química
Author(s)Leite, Laurinda
Esteves, Esmeralda
Issue date2006
CitationINTERNATIONAL CONFERENCE PROBLEM BASED LEARNING, Lima, Perú, 2006 – “Actas do International Conference PBL 2006 ABP.” [Lima : Pontifícia Universidad Católica del Perú, 2006].
Abstract(s)O elevado ritmo a que a ciência e a tecnologia têm evoluído nas últimas décadas conduziu à necessidade de cidadãos capazes de aprender a aprender para poderem aprender ao longo da vida, condição necessária para se manterem permanentemente actualizados (Duch, Groh & Allen, 2001). Desenvolver estas competências, na escola, requer um envolvimento mais activo do aluno no processo de aprendizagem formal, que inclua experiências cognitivas e metacognitivas relevantes para o dia-a-dia e que encoraje a tomada de decisões e a argumentação baseada em evidências (Barron, 2000). A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), tal como definido em Leite & Esteves (2005), é um modelo de ensino que, a partir da resolução de problemas pelos alunos, leva estes à aprendizagem de conhecimentos e, simultaneamente, ao desenvolvimento de competências associadas ao trabalho em grupo, designadamente as relacionadas com a comunicação, a relação interpessoal, a cooperação e o respeito mútuo. Por outras palavras, a ABRP permite desenvolver competências que se deseja fomentar nos alunos, que, no futuro, se pretendem cidadãos capazes de exercer uma cidadania activa e responsável (Woods, 2000; Savin-Baden & Major, 2004). Assim sendo, se se pretende que os futuros professores de ciências utilizem esta metodologia de ensino e dêem aos alunos a possibilidade de aprenderem a trabalhar em grupo, para usarem o trabalho de grupo nas suas futuras salas de aula, é importante que na sua formação inicial se adopte essa mesma metodologia (Coke, 2005), a fim de que os futuros professores tomem consciência das potencialidades e das dificuldades que ela apresenta. Com esta investigação pretende-se analisar as opiniões de futuros professores sobre o funcionamento dos grupos de trabalho, num contexto de ensino orientado para a ABRP.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9986
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leite_&_EstevesPeru.pdf209,05 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID