Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9894

TitleEducação on-line: um estudo sobre o blended learning na formação pós-graduada a partir da experiência de desenho, desenvolvimento e implementação de um protótipo Web sobre a imagem
Author(s)Lencastre, José Alberto
Advisor(s)Chaves, José Henrique
Issue date22-Oct-2009
Abstract(s)Este projecto de investigação debruça-se sobre a educação on-line e os efeitos da utilização de uma metodologia de blended learning na reformulação dos papéis tradicionais de docentes e estudantes no processo de ensinoaprendizagem, tentando identificar as razões que justificam a introdução das tecnologias na rotina lectiva e construindo uma base que possa fundamentar novas práticas pedagógicas. Faz-se uma análise de todo o processo que vai da criação de uma plataforma à sua utilização em contexto educativo, a partir de uma experiência desenvolvida ao longo de quatro anos de desenho, desenvolvimento e implementação do protótipo «atelierdaimagem.org». Esta experiência foi realizada com turmas de formação pós-graduada na área da tecnologia educativa e tecnologias de informação e comunicação em instituições de Ensino Superior e foi utilizada uma metodologia de development research que se sustentou em diversas técnicas de recolha e análise de dados. A experiência em análise permitiu dar conta da necessidade de um processo cíclico em espiral e participado no desenvolvimento do protótipo. Por outro lado, responde a algumas das questões do ensino, nomeadamente sobre o potencial da utilização de protótipos Web na configuração de uma prática docente renovada, caracterizada por uma produção de conhecimento em função dos públicos em presença, simultaneamente respeitadora dos ritmos individuais e da autonomia dos estudantes e capaz de dar um sentido e marcar um ritmo colectivo na aprendizagem. Em relação aos estudantes, o estudo visa ainda contribuir para traçar um perfil do estudante on-line e para assinalar também algumas das vantagens mas também dos constrangimentos que, na opinião dos estudantes, estes novos paradigmas vêm trazer. Afirma-se, por último, e a partir de uma experiência concreta, a possibilidade de explorar estas potencialidades em outros níveis de ensino para além do pós-graduado.
This investigation project is about on-line education and the effects of using a blended learning methodology in the traditional teacher and student’s role in the teaching and learning process. We tried to identifie the reasons which justifie the usage of technologies in the scholars routine and build a basis in which new pedagogical practices can be created upon. An analysis of the entire process, from the construction to its usagein an educational context, from an experiment through four years of draw, development and implementation of the prototype «atelierdaimagem.org». This experiment was made with the post-graduate formation within the educational technology area and information and communication technologies in high level education institutions, a development research methodology was used, sustained by several data gathering and analysis techniques. The experiment allowed us to be aware of the need to a cyclic process is spiral and participated in the prototype development. On the other hand, it gives answers to some teaching questions, specially in the web prototypes usage, concerning a new teaching practice renewed, characterized by a knowlwdge production according to the public, simoultaneously, respecting the individual rhythm, the students’ authonomy and capable of giving sence and mark a collective learning rhythm. Regarding the students, it is the study’s purpose to make a contribution in order to create a on-line student’s profile and also point out some advantages and constraints, which , according to the student’s opinions are brought by these new paradigmas. At last, from this particular experience, it is stated the possibility to explore these new approaches in other teaching levels.
Ce projet de recherche se penche sur l’éducation on-line e les effets de l’utilisation d’une méthodologie de blended learning dans la reformulation des rôles traditionnels d’enseignants et étudiants dans la démarche d’enseignement-apprentissage, en essayant d’identifier les raisons justifiant l’introduction des technologies dans la routine scolaire tout en construisant une base qui puisse servir de fondement à des nouvelles pratiques pédagogiques. Nous réalisons une analyse de toute la démarche qui va de la création d’une plateforme jusqu’à son utilisation en contexte éducatif, a partir d’une expérience développée au long de quatre ans de dessin, développement et implémentation du prototype avec des classes de formation post-graduée «atelierdaimagem.org». Cette expérience a été réalisée avec des classes de formation post-graduée dans le domaine de la Technologie éducative et des technologies de l’information et communication dans des institutions de l’Enseignement Supérieur et a été utilisée une méthodologie de development research appuyée dans diverses techniques de recueil et d’analyse de données. L’expérience en analyse a permis de rendre compte de la nécessité d’une démarche cyclique spiralée et participée dans le développement du prototype. D’un autre côté, elle répond à quelques questions de l’enseignement, en particulier sur le potentiel de l’utilisation de prototypes Web dans la configuration d’une pratique enseignante rénovée, caractérisée par une production de connaissance en fonction des publiques en présence, simultanément respectant les rythmes individuels et l’autonomie des étudiants et capable de donner un sens et de marquer un rythme collectif dans l’apprentissage. En ce qui concerne les étudiants, l’étude vise contribuer à tracer un profil de l’étudiant on-line et, à signaler encore quelques uns des avantages et aussi des contraintes apportés, selon les étudiants, par ces nouveaux paradigmes. Finalement, nous affirmons, a partir d’une expérience concrète, la possibilité d’explorer ces potentialités dans d’autres niveaux d’enseignement en plus de la pos-graduation.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Educação (área de conhecimento em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9894
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_JLencastre.pdf46,78 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID