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https://hdl.handle.net/1822/9859
Título: | Metodologia do ensino das ciências : concepção e avaliação de uma acção de formação contínua para professores numa perspectiva CTS |
Autor(es): | Ferraz, Luísa Natália da Costa Veloso Moreira |
Orientador(es): | Sequeira, Manuel |
Data: | 19-Out-2009 |
Resumo(s): | O Movimento CTS é uma das linhas mais inovadoras no ensino actual das ciências e
preconizada por programas e Orientações Curriculares. A formação de professores centrada nas
suas práticas e nos princípios defendidos pelo movimento acima referido parece ser essencial para
a criação de condições para a inovação neste âmbito.
Assim sendo, o presente estudo teve como objectivos desenvolver um processo de
formação contínua de professores baseado em estratégias de ensino segundo uma perspectiva
CTS, que consistiu na criação, planificação, implementação e avaliação de uma acção de
formação contínua de professores intitulada O Ensino das Ciências numa perspectiva CTS:
Formação Científica para a Cidadania.; avaliar a exequibilidade do programa de formação no
actual contexto de formação contínua; avaliar o efeito do programa de formação nas práticas dos
professores; avaliar o efeito do programa de formação na aprendizagem dos alunos.
A metodologia de investigação e de formação consistiu numa investigação-acção que
recorreu a um estudo do tipo experimental em que foram comparados os estados inicial e final de
dois grupos de professores-formandos de ciências e respectivos alunos,
O estudo envolveu 26 professores de disciplinas/áreas de ciências leccionando no distrito
de Braga, distribuídos por dois grupos. A sua selecção resultou da sua inscrição na acção de
formação implementada em dois centros de formação.
Foram utilizados onze instrumentos de investigação: um questionário prévio aplicado aos
professores do concelho do primeiro grupo, um pré e pós-teste aos professores, um pré e pósteste
aos seus alunos, os diários de aula dos professores, os diários de formação da investigadora,
a entrevista aos professores, a entrevista aos seus alunos, uma ficha de observação de aula e um
questionário final aos professores.
O estudo incluiu as seguintes fases: caracterização do público alvo de uma acção de
formação; planificação de uma acção de formação em função das suas necessidades;
dinamização de um programa de formação, que se centrou em contextos de prática pedagógica e
na criação de condições para que os formandos questionassem a sua prática e tentassem
construir por si próprios e em grupo estratégias e materiais de cariz CTS, as aplicassem e
reflectissem sobre as suas acções e sobre o impacte das mesmas nos alunos, seguindo uma
orientação reflexiva no âmbito da investigação-acção. Os resultados apontam para uma avaliação positiva do programa de formação contínua de
professores concebido, por agilizar o desenvolvimento de práticas mais compatíveis com os
princípios defendidos pelo actual Currículo Nacional e pelos movimentos CTS.
O programa de formação contribuiu para que os professores (re)construíssem concepções
sobre interrelações CTS, (re)construíssem conhecimentos sobre o ensino das ciências segundo
uma perspectiva CTS e revelassem predisposição para implementar práticas pedagógico-didácticas
da cariz CTS.
Durante a acção de formação, os formandos foram capazes de desenvolver estratégias e
materiais didácticos de cariz CTS resultando estes na planificação de abordagens do tipo inserções
CTS, embora pouco extensas e ambiciosas, revelando a necessidade de frequentar mais acções
de formação neste âmbito de forma a ultrapassar inseguranças e a dominar com mais facilidade
diferentes estratégias de ensino. Verificou-se também que os professores foram capazes de
implementar estas abordagens e de obedecer a muitos dos princípios a elas subjacentes, apesar
de terem encontrado dificuldades a vários níveis. Pôde também verificar-se que a acção de
formação facilitou a implementação de abordagens de cariz CTS pelos professores, quer a curto,
quer a longo prazo.
Os alunos dos professores formandos revelaram uma evolução no conhecimento e
compreensão das interacções CTS e uma reestruturação da imagem neutral de ciência no sentido
de uma imagem contextualizada.
A reacção dos alunos à abordagem de ensino foi muito positiva, pois consideraram que as
suas aulas melhoraram muito em quase todos os aspectos, excepto no que diz respeito à
complexidade. Para isso contribuíram as actividades desenvolvidas, de cariz CTS, e os assuntos
tratados que pareceram ter causado ainda maior impacte nesta reacção. Em termos de aspectos
negativos, na sua maioria, os alunos ou não os indicaram ou mencionaram o aumento da
indisciplina/barulho.
Concluiu-se, portanto, que o programa de formação criado e implementado atingiu os
objectivos formulados neste estudo. The STS Movement is one of the most innovative initiatives in the present-day teaching of science subjects, highly commended by Curricular Supervisionary Programmes. The training of teachers based on their working practices and on the principles upheld by the aforementioned movement appears to be essential for the creation of conditions for innovation in this sphere. This being the case, the present study had as its aims the development of a process of ongoing training of teachers based on teaching strategies from an STS perspective, which comprised the creation, planning, implementation and evaluation of a session of ongoing training of teachers entitled “Science Teaching from an STS perspective: Scientific Training for Citizenship”; the evaluation of the feasibility of the training programme in the present context of ongoing training; evaluation of the effect of the training programme in the working practices of teachers; evaluation of the effect of the training programme on students’ learning. The research and training methodology comprised an action-research which made use of an experimental type of study in which the initial and final status of two groups of trainee science teachers and their respective students were compared. The study involved 26 teachers in the subject/areas of science teaching, all of them teaching in the district of Braga, divided into two groups. The selection of these came about from their enrolment in the training session carried out in two training centers. Eleven research instruments were used: a previous questionnaire done with teachers in the borough of the first group, a pre- and post-test for the teachers, a pre- and post-test for their students, the teachers’ lesson-diaries, the training-diary of the researcher, interviews with the teachers, interviews with their students, a lesson-observation worksheet and a final questionnaire for the teachers. The study included the following stages: characterization of the target audience of a training programme, planning a training programme according to their needs; implementation of the training program, which focused on contexts of teaching and the creation of conditions for the trainees questioning their working practices and try to build for themselves and as a group strategies and materials of an STS nature, applied them and reflected on their actions and their impact on the students, following a reflexive orientation in action-research. The results indicate a positive assessment of the programme of ongoing training of teachers which had been devised, by speeding up the development of practices more compatible with the principles upheld by the present National Curriculum and by the STS movements. The training programme contributed towards teachers (re)building concepts with regard to STS inter-relationships, (re)building knowledge with regard to science teaching according to an STS perspective, and showing an inclination to implement pedagogico-didactic practices of an STS nature. During the training programme, the trainees were able to develop teaching strategies and materials of an STS nature, resulting in the planning of approaches of the STS insertions type, albeit limited and unambitious in extent, showing the need to attend more training sessions of this type in order to overcome feelings of insecurity and to dominate different strategies of teaching with greater facility. It was also noticed that the teachers were able to implement these approaches and comply with many of their underlying principles, despite encountering difficulties at various levels. It was also demonstrable that the training session made it easier for the teachers to implement approaches of an STS nature, whether short- or long-term. The students of the trainee teachers showed progress in knowledge and understanding of STS interaction and a restructuring of the neutral image of science in the sense of an image placed in context. The reaction of the students to this teaching approach was very positive, since they considered that their lessons had improved considerably in almost every way, except as regards their complexity. This improvement was contributed to by the activities carried out, of an STS nature, and the subjects dealt with, which seem to have had an even greater impact in this reaction. In terms of negative aspects, the majority of students either did not indicate any or mentioned the increase in indiscipline/noise. It may be concluded, therefore, that the training programme which was devised and implemented fulfilled the aims formulated in this study. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Educação (ramo do conhecimento em Metodologia do Ensino das Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9859 |
Acesso: | Acesso aberto |
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