Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9819

TitlePráticas reflexivas : uma estratégia de desenvolvimento profissional dos docentes
Author(s)Herdeiro, Rosalinda
Silva, Ana Maria Costa e
KeywordsReflexão
Práticas reflexivas
Colaboração
Desenvolvimento profissional
Issue date2008
CitationCOLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 4, Florianópolis, Brasil, 2008 – “Currículo, teorias, métodos : actas do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. [Florianópolis : Universidade de Santa Catarina, 2008]. ISBN 978-85-87103-39-0.
Abstract(s)No início do presente milénio, a União Europeia, na sequência das orientações da designada “Estratégia de Lisboa”, impulsionou e realçou a discussão do problema da formação e do desenvolvimento profissional - num contexto de política de Aprendizagem ao Longo da Vida – apontando-lhes novos contornos e uma acrescida relevância, essencialmente no mundo educacional, conforme discorre Canário (2007) no seu texto de participação na Conferência Desenvolvimento Profissional de Professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Essas orientações consistem, essencialmente, na importância atribuída à qualificação dos recursos humanos, valorizando, deste modo, o papel desempenhado pelos diferentes actores no desenvolvimento da vida social, cultural e económica de uma sociedade. No mundo educacional, essas orientações assumem um papel prioritário, especialmente quando se preconizam mudanças educativas com largos contornos, em que os professores são considerados agentes fulcrais e decisivos no processo de mutação. Neste contexto, a legislação emanada recentemente pelo Ministério da Educação português - Decreto-Lei nº15/2007 de 19 de Janeiro e o Decreto Regulamentar nº2/2008 de 10 de Janeiro - espelha, claramente, o imperativo da mudança educativa, apostando na qualidade do desempenho dos docentes como desígnio basilar para o sucesso educativo e, simultaneamente, no desenvolvimento profissional do professor. Deste modo, pensamos ser pertinente discutir os desafios implícitos no desenvolvimento profissional dos professores na escola, no âmbito dos propósitos profissionais, éticos e sociais que perfilam o seu desempenho profissional, assim como a pertinência da implementação de práticas reflexivas, numa cultura colaborativa, como oportunidade de aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas e de adquirir (novas/diferentes) posturas de trabalho que tenham impacto no aproveitamento escolar dos alunos. Esta discussão pode ajudar a elucidar a relevância atribuída pelas entidades portuguesas responsáveis pelas políticas educativas, quando preconizam uma avaliação docente alicerçada na qualidade da actividade desenvolvida pelo professor, valorizando a capacidade reflexiva e a partilha de experiências na (re)construção do seu saber profissional.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9819
ISBN978-85-87103-39-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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