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dc.contributor.authorCosta, António Joaquim Brito Figueiroa Jardim-
dc.date.accessioned2005-04-05T13:23:57Z-
dc.date.available2005-04-05T13:23:57Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/961-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Sociologia-
dc.description.abstractEste estudo é a abordagem compreensiva de uma religião sem mundo e de um mundo sem religião. Inspirando-me em Marcel Gauchet considerei a secularização um processo pelo qual os indivíduos podem permanecer crentes numa sociedade agnóstica quanto às suas regras fundamentais. Neste contexto, os crentes dividem a existência em duas metades — uma religiosa e outra a-religiosa. Surgem assim instituições religiosas heterotópicas, “utopias realizadas” (Michel Foucault), onde floresce a “religião autêntica”, pura, praticada por devotos virtuosos. O contexto global é o da sociedade moderna: reflexiva, mas também sobrecarregada de mecanismos de complexidade e de opacidade que a tornam dificilmente legível. A sociedade moderna, ao secularizar-se, tornou abertas todas as questões e descarregou na vida privada o problema espiritual do sentido último da existência. O que aqui analiso é um tipo particular de religiosidade que emerge neste cenário, feito de soluções individuais de salvação, a partir de ofertas de conversão piedosa promovidas por comunidades de natureza transnacional, num vai e vem entre a esfera comunitária e a individual, entre a austeridade de tom integrista e a exuberância do culto da comunicação. Falo do Movimento dos Focolares, do Renovamento Carismático Católico e do Caminho Neocatecumenal, estudados em grupos bracarenses. Tal religiosidade, “autêntica” na sua “recusa de mundo”, rejeita a política (“porque divide os homens”) mas tarde ou cedo acaba por se defrontar com uma discrepancia: as lideranças transnacionais e nacionais volta e meia produzem discursos políticos de direita para bases moralmente conservadoras mas despolitizadas e indiferentes à “política”. No entanto, a recusa do mundo encontra os seus limites pois os crentes trazem para o interior dos movimentos as tensões do mundo ao transportarem consigo as propriedades sociais que os definem.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleSociologia dos novos movimentos eclesiais: focolares, carismáticos e neocatecumenais em Bragaeng
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101134819-
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CECS - Teses de doutoramento / PhD theses
DS/CICS - Teses de Doutoramento / PhD Theses

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Tese_AntonioJoaquimBFJCosta.pdf1,44 MBTeseVer/Abrir

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