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https://hdl.handle.net/1822/9609
Título: | Um sistema de apoio à decisão baseado em optimização para o planeamento de auto-promoção de uma estação de televisão |
Autor(es): | Pereira, P. A. |
Orientador(es): | Fontes, Fernando A. C. C. Fontes, Dalila B. M. M. |
Palavras-chave: | Planeamento da auto-promoção Sistemas de apoio à decisão Optimização combinatória Algoritmos genéricos Self-promotion planning Decision support systems Combinatorial optimization Genetic algorithms |
Data: | 17-Jul-2009 |
Resumo(s): | Neste trabalho apresentamos o processo de desenvolvimento e implementação de um sistema de apoio à decisão (SAD) para o planeamento
do espaço de auto-promoção de uma estação de televisão portuguesa. As estações de televisão têm espaços temporais dedicados à promoção dos
seus próprios produtos. Pretende-se que o conjunto semanal destes espaços
seja utilizado de forma optimizada. Foram identicados objectivos específicos
para cada produto, objectivos globais e condições sob as quais o espaço semanal
deve ser planeado. O processo de traduzir matematicamente os diversos objectivos pretendidos
tal como as várias restrições encontradas revelou-se complexo. Assim,
o problema de optimização encontrado foi formulado como a maximização
da soma do número de contactos de cada produto com o seu público-alvo,
sujeito a um grande número de restrições traduzidas matematicamente. Este é um problema de optimização Combinatória com semelhanças com
outros problemas da área tais como o problema da mochila e o problema de afectação. No entanto, apresenta características que o tornam bastante
distinto e com necessidade de se desenvolver um tratamento específico. Não
encontramos na literatura estudos sobre o problema defenido. Devido as suas caracteristicas - principalmente a complexidade e dimensção - o problema foi abordado heurísticamente com recurso a algoritmos
gen eticos. O algoritmo foi desenvolvido, implementado e testado |
inicialmente em problema simplicados e de menor dimensão - de forma a
permitir a afinação dos parâmetros. O SAD desenvolvido, que é descrito na primeira parte da tese, integra
um optimizador que aborda o problema de optimização identificado. Este
problema de optimização e o algoritmo desenvolvido para sua resolução são
descritos na segunda parte da tese. This thesis describes the development and implementation of a Decision Support System (DSS) to plan the self-promotion space of a television station. Television stations reserve time intervals that are speci cally dedicated to the promotion of their own programs or products. The aim is to make use of this self-promotion space in an optimized way. In this process we had to identify global objectives for the campaign as well as specific objectives for each product, and conditions under which the weekly time space should be planned. The set of objectives identi ed, combined with the constraints needed for this problem, was challenging to translate into standard mathematical programming formulation. We have formulated this problem to be the maximization of the sum of all contact of each product with its target audience, subject to numerous constraints. The problem obtained is a combinatorial optimization problem with similarities with other known problems, such as, the knapsack problem and the allocation problem. However, our problem exhibits some characteristics that diferentiate it from other problems found in literature, thus requiring a specific methodology to address it. Due to its characteristics, mainly complexity and dimension, an heuristic method based on genetic algorithms was chosen to address it. The algorithm was developed, implemented and tested - initially in simplified problems of lower dimension - in order to tune the design parameters. The DSS developed, - which is described in the first part of the thesis - has as an optimizer which addresses our optimization problem. The optimization problem and the algorithms to address it are described in the second part of the thesis. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências (ramo de conhecimento em Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9609 |
Acesso: | Acesso aberto |
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