Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9593
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lisbôa, Eliana Santana | - |
dc.contributor.author | Bottentuit Junior, João Batista | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2009-09-14T15:30:53Z | - |
dc.date.available | 2009-09-14T15:30:53Z | - |
dc.date.issued | 2009-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. [et al.], orgs. - "Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia." Braga : Edições CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5858-5868. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-71-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/9593 | - |
dc.description.abstract | Face às mudanças verificadas no panorama sociopolítico e económico, é um desafio e uma necessidade tirar partido das potencialidades das tecnologias na educação, necessitando para isso, que os professores, em sala de aula, explorem as vantagens e a versatilidade dos inúmeros recursos disponíveis, utilizando-os como meios favorecedores de uma aprendizagem mais dinâmica, contextualizada e centrada no aluno. Estamos na era em que os docentes se devem colocar como mestres e aprendizes, na expectativa de que, por meio da interacção estabelecida na comunicação com os estudantes, a aprendizagem aconteça para ambos. Neste contexto, o vídeo é um recurso de dinamização do fazer pedagógico, por ser um instrumento de comunicação audiovisual que facilita a assimilação do conteúdo informativo, já que, ao mobilizar mais do que um dos sentidos para a compreensão da narrativa videográfica, tem o poder de mexer com o emocional, com as fantasias, desejos e sentimentos facilitando a compreensão da mensagem didáctica e apelando ao envolvimento e participação activa do estudante no contexto. Neste artigo, vamos analisar as características básicas do vídeo educativo, evidenciando algumas formas e dinâmicas de exploração deste recurso na aprendizagem online, com exemplos concretos da sua utilização em contexto educativo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Educação online | por |
dc.title | O contributo do vídeo na educação online | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContributoVideo.pdf | 305,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |