Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9574

TitleA violência como fator de vulnerabilidade na ótica de adolescentes escolares
Author(s)Silva, Marta Angélica Iossi
Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsAdolescência
Violência
Vulnerabilidade
Issue date2009
PublisherUniversidade de Évora
CitationIn BONITO, J., org. – “Educação para a saúde no século XX : teorias, modelos e práticas : actas do Congresso Nacional de Educação para a Saúde, 2, Évora, 2008”. Évora : Universidade de Évora, 2009. ISBN 978-989-95539-3-4. p. 975-982.
Abstract(s)O objetivo deste estudo foi compreender como é que os adolescentes escolares percebem a violência em suas diferentes formas e expressões e em que medida cada uma destas dimensões é percebida como fator de vulnerabilidade. O estudo é de natureza qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas aa dolescentesde 10 a 19 anos. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática baseando-se em princípios hermenêuticodialéticos. A violência social, em particular a delinqüência juvenil, comunitária e escolar é apontada enquanto um fator de vulnerabilidade o que nos leva a considerar que para impedirmos a sua (re) produção, as iniciativas sócio-políticas devem procurar responder aos desafios de tirá-la da clandestinidade; compreender melhor o seu processo de produção e formar profissionais comprometidos no seu enfrentamento.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9574
ISBN978-989-95539-3-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DEAEF - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A violencia como factor de vulnerabilidade.pdfDocumento principal346,83 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID