Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9566

TitleIntrodução [a] "Perspectivas e práticas de avaliação de professores de matemática"
Author(s)Fernandes, José António
Alves, Maria Palmira
Machado, Eusébio André da Costa
Issue date2008
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationFERNANDES, José António ; ALVES, Maria Palmira ; MACHADO, Eusébio André. "Perspectivas e práticas de avaliação de professores de matemática." Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2008. ISBN 978-972-8746-62-9. p. 7-16.
Abstract(s)Sendo a avaliação um dos elementos do processo de desenvolvimento do currículo que maior complexidade encerra, justificar-se-á uma abordagem aos elementos que, conjugados, contribuirão para uma melhor compreensão das práticas de avaliação dos professores: as condições reais do exercício da profissão, as características da profissão, a descentralização do sistema educativo e o contexto da globalização. Neste âmbito, o presente relatório de investigação pretende dar um contributo para a compreensão da avaliação das aprendizagens dos alunos, na disciplina de Matemática, realizada pelos professores, problematizando-se duas questões ligadas às práticas de avaliação: - uma teórica, a falta de conhecimento ou do conhecimento parcial das práticas efectivas de avaliação das aprendizagens, numa época em que se acentua sobretudo o que se passa nas salas de aula (ignoramo-las mais do que antes, ou conseguimos distingui-las? neste último caso, como as descrevemos?);- a outra mais normativa: no pressuposto de que esta investigação nos ajuda a conhecer melhor estas práticas de avaliação, poderemos dar algum contributo para a conceptualização da actividade avaliativa dos professores de Matemática?
TypeBook
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9566
ISBN978-972-8746-62-9
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Cadernos CIEd

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno CIEd nº6 Capa, pp.01-16.pdf741,33 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID