Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9474
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pimenta, Pedro | - |
dc.contributor.author | Martins, Joaquim Jorge Soares | - |
dc.date.accessioned | 2009-08-14T11:40:00Z | - |
dc.date.available | 2009-08-14T11:40:00Z | - |
dc.date.issued | 2008-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2008-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/9474 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação | por |
dc.description.abstract | A contínua transformação económica, social e cultural, marcada pelo aumento acentuado da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em todos os aspectos da vida actual, acompanhada por uma consequente instabilidade dos mercados, que suscitam novos desafios aos diferentes intervenientes económicos e sociais, têm implicações, a nível do ensino, onde o conhecimento e a informação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de factores competitivos, decorrentes da necessidade de inovar. A realidade das escolas profissionais não pode ficar afastada dos desafios impostos por este novo modelo de sociedade. Esta tese pretendeu analisar e reflectir sobre a estratégia de implementação de um modelo de E-Learning, aplicado a várias disciplinas dos cursos profissionais, na Escola Profissional do Infante. Nesta experiência piloto, os professores puderam optar pelo formato tradicional/presencial, onde o E-Learning surge como ferramenta didáctica, ou por um processo de aprendizagem à distância, usando a metodologia de E-Learning ou Blended-Learning. Este modelo de Blended-Learning foi implementado, não só como um complemento à actividade lectiva normal, mas também como um sistema planeado para decorrer à distância, onde “Blended” significa uma mistura de Auto-Estudo, com Sessões Síncronas e Sessões Presenciais. Por fim, são apresentados os primeiros resultados práticos da estratégia aqui descrita, dos quais apresentamos os principais factores críticos de sucesso. | por |
dc.description.abstract | The continuous economical, social and cultural transformation, marked by the huge increase of the use of Technologies of Information and Communication (TIC) in every aspects of nowadays life, connected with a consequent instability of the market, which arises new challenges to its different economic or social intervenients, has implications, concerning education, where knowledge and information play an essential role in the development of competitive factors, as a consequence of the need to innovate. The reality of vocational schools cannot be away from the challenges imposed by this new model of society. This thesis aims to analyze and reflect on the strategy of implementation of an E-Learning model, applied to several subjects of the vocational courses taught at Escola Profissional do Infante. In this pilot experience, teachers could choose either the traditional/ present model, where E-Learning appears as a didactic tool, or the learning process at distance, using the E-Learning or Blended-Learning methodology. The Blended-Learning model was implemented, not only as a complement to the regular classes, but also as a system planned to be developed at distance, meaning “Blended” a mixture of Self-Study, with Synchronized Sessions and Present Sessions Finally, the first practical results of the described strategy are presented, as well as the main critical factors of success. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | E-Learning no ensino profissional: o caso da Escola Profissional do Infante | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 37.018.43 | por |
dc.subject.udc | 681.324 | por |
dc.subject.udc | 377 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
e-learnning_jorge soares.pdf Acesso restrito! | 1,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |