Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9437

TítuloScreencast : promovendo o sucesso na disciplina de geometria descritiva
Autor(es)Rocha, Aurora Maria Moreira da
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveScreenscast
Podcast
Geometria descritiva
Web 2.0
Exame nacional
Descriptive geometry
National exam
Data14-Mai-2009
EditoraUniversidade do Minho
CitaçãoDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-97298456-6-6. p. 617-626.
Resumo(s)Nesta comunicação vamos apresentar um projecto inovador desenvolvido numa turma de 11º ano de escolaridade na disciplina de Geometria Descritiva. A Geometria Descritiva é uma disciplina com elevado grau de insucesso no exame nacional e, no sentido de reverter esta situação, idealizámos uma estratégia de ensino aprendizagem alternativa tirando partido do potencial das ferramentas da nova geração de internet denominada de Web 2.0. Para o efeito foi utilizada a ferramenta Jing que permite a captura de screenshots e vídeos (ou screencasts) no computador, além de possibilitar a partilha destes através da web. Foram assim criadas aplicações multimédia com o objectivo de permitir que os alunos fizessem uma revisão dos conteúdos curriculares da disciplina em qualquer lugar ou hora, a partir da internet, dos ipods ou dos telemóveis e de se preparem desta forma para o exame nacional de Geometria Descritiva.
This paper presents an innovative project developed with a class of students from the 11º grade, in the subject of Descriptive Geometry. Descriptive Geometry is a subject characterized by with high levels of student failure, especially in what it concerns the national exam. We have therefore idealized an alternative teaching-learning strategy, in which we use the potential of the new generation of Web 2.0 tools, to reverse this situation. We created a set of online available multimedia applications using the tool Jing, which is based on a screen capture technology, in order to allow students to revise the Descriptive Geometry concepts anytime and anywhere, from their personal computers, iPods or cell phones. With this strategy we expect to improve the student’s performance in the national exam of Descriptive Geometry.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9437
ISBN978-97298456-6-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
noname.pdf127,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID