Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9368

TítuloEnsino e aprendizagem da estatística : realidades e desafios
Autor(es)Fernandes, José António
Palavras-chaveA estatística nos programas escolares
Aprendizagem da estatística
Ensino da estatística
Futuras investigações em educação estatística
DataMai-2009
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CitaçãoCOSTA, C. ; MAMEDE, E. ; GUIMARÃES , F., org. – “Números e estatística : reflectindo no presente, perspectivando o futuro : actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, 19, Vila Real, Portugal, 2009”. Vila Real : Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009.
Resumo(s)A influência da Estatística na vida das pessoas e nas instituições tem-se tornado cada mais visível, o que implica que todos os cidadãos devam ter conhecimentos de Estatística para se poderem integra na sociedade actual. Ora, esta relevância da Estatística na sociedade tem-se repercutido no incremento do seu ensino nas escolas, o qual não mais deixou de se desenvolver e aprofundar desde a sua introdução no ensino secundário na década de sessenta, do século passado. Tendo por base literatura publicada, sobretudo em Portugal, nesta conferência são abordados quatro aspectos do ensino e da aprendizagem da Estatística: o tratamento do tema nos programas de Matemática do ensino básico e secundário; a aprendizagem da Estatística; o seu ensino; e, finalmente, alguns desafios para futuras investigações. O estudo destas dimensões da Educação Estatística a partir de alguns estudos realizados em Portugal assume-se como uma contextualização a ter em conta e que melhor reflectirá a nossa realidade, permitindo, ao mesmo tempo, a partir de estudos realizados noutros países, estabelecer desafios para o futuro.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9368
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2009a XIX EIEM.pdfDocumento principal202,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID