Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9314

TitleIntrodução [a] "Comunicação intercultural : perspectivas, dilemas e desafios"
Other titlesDa importância do diálogo ao desafio da interculturalidade
Author(s)Cabecinhas, Rosa
Cunha, Luís
KeywordsInterculturalidade
Diálogo
Desigualdades
Diversidade cultural
Issue date2008
PublisherCampo das Letras
CitationCABECINHAS, Rosa ; CUNHA, Luís, ed. – “Comunicação intercultural : perspectivas, dilemas e desafios : actas da Conferência Internacional…, Braga, Portugal, 2008”. 1ª ed. Porto : Campo das Letras, 2008. ISBN 978-989-625-350-9. p.7-12.
Abstract(s)Para onde quer que hoje olhemos, resulta evidente que a circulação de pessoas, bens e ideias, atingiu uma tal dimensão que se tornou um dos fenómenos mais marcantes da contemporaneidade. Se ficarmos pelo entendimento mais comum de «globalização» corremos o risco de sermos redutores, ou seja, de enfatizar apenas uma das suas dimensões, esquecendo ou subalternizado as resistências e dissensões. O confronto entre local e global, por seu turno, define uma lógica de polarização que é ainda insuficiente, reproduzindo, em boa medida, um dos debates centrais com que se construiu a modernidade. É no espaço difuso, liminar, que separa estas duas ideias que este livro se procura focalizar. Que existe entre o local e o global? Entre a homogeneização e diversidade cultural? Quais as dinâmicas identitárias subjacentes aos processos de hibridação cultural? O «Ano Europeu do Diálogo Intercultural» constituiu o pretexto para um encontro internacional, que decorreu na Universidade do Minho em Abril de 2008 e de que este livro é o resultado. Nesse encontro procurou-se debater a forma como se vão tecendo e se vão pensando as relações entre pessoas e grupos sociais; entre a ideia de Estado-Nação e a transformação da ideia de fronteira; entre os proveitos da globalização e a defesa da especificidade cultural. O objectivo dos investigadores não foi, naturalmente, o de encontrar respostas unívocas para os dilemas e desafios que a ideia de «Comunicação Intercultural» enuncia, mas apenas debater algumas das ideias e pontos de vista que se cruzam em torno dessa complexa e multifacetada realidade da comunicação entre culturas.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9314
ISSN978-989-625-350-9
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunicaçãoIntercultural-2008-introdução.pdfDocumento principal5,46 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID