Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9244

TitleO projecto de reforma do ensino superior no movimento da renovação democrática (1932)
Author(s)Manso, Artur
KeywordsPortugal-ensino universitário-reformas
Issue date2007
PublisherUniversidad de A Coruña
CitationBARCA, A. [et al.], ed. – “Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxía, 9, Coruña, 2007 : actas”. A Coruña : Universidade da Coruña, 2007. 2873-2884.
Abstract(s)Na presente comunicação propomo-nos apresentar as críticas à Universidade Portuguesa e as consequentes propostas de reforma surgidas na década de 1930 no seio do movimento sócio político reformista e republicano da Renovação Democrática, que teve em Pedro Veiga, Álvaro Ribeiro e Delfim Santos, alguns dos principais proponentes. Os filósofos e ideólogos deste Movimento foram Álvaro Ribeiro, Delfim Santos e José Marinho, provenientes do escol formado na primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto que tinha sido fundada por Leonardo Coimbra. A acção do Grupo da Renovação Democrática tomou forma com um trabalho preparatório alargado no campo das reformas políticas, económicas e educativas, coordenado pelos seus colaboradores mais próximos. Neste espaço trataremos apenas da reflexão que o Movimento nos legou sobre as reformas pedagógicas que, no entender dos seus membros, urgia lançar no seio das Universidades portuguesas de então.
TypeLecture
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9244
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IX Galego.Português.pdfdocumento principal381,8 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID