Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9236

TitleInfância e primeiras letras no pensamento de M. A. Ferreira-Deusdado
Author(s)Manso, Artur
KeywordsPortugal
Infância
Educação
Issue date2008
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitationCONGRESSO INTERNACIONAL EM ESTUDOS DA CRIANÇA, 1, Braga, 2008 – “Infâncias Possíveis, Mundos Reais”. Braga : Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2008. ISBN: 978-972-8952-08-2.
Abstract(s)Neste texto pretendo dar a conhecer o esforço empreendido pelo pedagogo português M. A. Ferreira-Deusdado (1858-1918) no sentido de, entre nós, em finais do século XIX, reabilitar a infância, acompanhando o progresso das ciências, tal como já se fazia, a nível científico, no resto do mundo considerado civilizado. O seu pensamento no que concerne à presente investigação, será analisado a partir dos textos sobre esta temática que assinou na prestigiada Revista de Educação e Ensino, que fundou em 1886 e dirigiu até 1900. Em consequência, então, apresentarei os principais vectores do seu ideário em torno do novo conceito de infância e da reforma educativa que, em seu entender, era necessário que Portugal empreendesse no sentido de adequar a instituição escolar às novas exigências inerentes ao desenvolvimento da criança para que apontava o progresso científico do qual brotavam novos saberes, tais como a pedagogia.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9236
ISBN978-972-8952-08-2
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IEC.2008.pdfdocumento principal215,09 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID