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TítuloSuperdotação: estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos
Autor(es)Simonetti, Dora Cortat
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Data27-Abr-2009
Resumo(s)Estudando superdotação, e concebendo esta como associada a um alto nível de inteligência, o interesse potencial da nossa investigação foi ponderar os contributos das ciências neurais na identificação e descrição da superdotação. Partimos do objetivo de investigar a realização de tarefas cognitivas verbais e espaciais por adolescentes avaliados como superdotados através de testes de QI utilizando, como sinal psicofisiológico, a atividade cerebral e como técnica, o eletroencefalograma quantitativo com mapeamento cerebral. Objetivamos verificar se a representação neurológica se diferencia em adolescentes: superdotados e não superdotados. Uma atenção especial foi prestada à caracterização dos 77 participantes, na faixa de 11 a 14 anos, alunos de programas de atendimento a talentosos (Vitória, Espírito Santo, Brasil). Todos foram submetidos à avaliação psicométrica, escala WISC-III e, considerando critérios psicológicos, foram selecionados 15 sujeitos para o exame eletroencefalográfico, distribuídos em dois grupos: experimental, com QI igual ou superior a 130; e de comparação, com QI acima de 100 e não superior a 120. O registro eletroencefalográfico ocorreu ao mesmo tempo em que esses alunos realizavam tarefas cognitivas verbais e espaciais. Foi também dada particular atenção aos instrumentos e procedimentos a respeitar na avaliação das funções cognitivas, quer na base da psicometria, quer na base da neuropsicologia. Os resultados podem ser assim sumarizados: no grupo dos superdotados foi contínua a predominância de alfa, percentil frequencial sempre superior, alta amplitude, na realização de ambas as tarefas, o que não observamos no grupo comparação. A localização das ondas cerebrais se deu, predominantemente, nas áreas occipital, pré-frontal e frontal, com dominância do hemisfério esquerdo para os dois grupos. Os resultados confirmam as hipóteses de que existe uma relação entre o quociente intelectual, a frequência e a amplitude das ondas alfa durante a resolução das tarefas e que o EEGQ dos superdotados mostrou alto poder de alfa (menos atividade mental), não observado no grupo comparação. A importância atual da convergência de modelos no estudo da superdotação, dada a sua complexidade, merece ser destacada, ainda que o nosso esforço neste estudo se tenha confinado à psicometria e à neurofisiologia.
Studying giftedness, as related to high level of intelligence, the major interest of our investigation was to consider the contributions of the neurosciences on giftedness identification and explanation. Our primary goal was to investigate the performance of cognitive verbal and spatial tasks, for teenagers recognized as gifted by IQ test using the brain activity as psycophysiological signal and using the quantitative eletroencephalography with brain mapping as technique. Our objective was to check if the neurological performance differs in gifted and non gifted teenagers. A special attention was given to the characteristics of the seventy-seven participants, between eleven and fourteen year-old students participating in an enrichment program for gigted and talented students (Vitória, Espírito Santo, Brasil). All those students were submitted to psychometric assessment, intelligence scale WISC–III, and considering psychological criteria we have selected fifteen subjects for the eletroencephalografic exam, distributed in two groups: an experimental group, with IQ equal or above 130 and a comparison group, with QI 100 and not above 120. The eletroencephalografic register took place while these students were solving verbal and spatial cognitive tasks. Special attention was also given to instruments and procedures used for the assessment of cognitive functions on psychometric and on neuro-psychology basis. The results can to be therefore summarized: in the gifted group the higher alpha power was predominant, frequency percentage always superior, high amplitude while solving the two tasks presented, which was not observed in the comparison group. The location of the brain waves was predominantly in the occipital, prefrontal and frontal lobes, especially in the left hemisphere for both groups. The obtained results confirm the hypothesis that there is a relation between IQ, frequency and amplitude of the alpha waves while solving the tasks, and that the gifted student’s EEGQ showed higher alpha power (less mental activity), which was not observed in the comparison group. The current importance on models convergence in giftedness research, on basis of its complexity, must be emphasized, however our contibution in this study was confined to psychometry and neurophysiology.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Educação (ramo de conhecimento em Psicologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9218
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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