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dc.contributor.advisorFaria, Vasco Silva depor
dc.contributor.authorPinto, Inês Maria Freitaspor
dc.date.accessioned2024-05-10T15:28:52Z-
dc.date.available2024-05-10T15:28:52Z-
dc.date.issued2023-04-21-
dc.date.submitted2023-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91327-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento)por
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2020/2021, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian Braga, no grupo de Recrutamento M21- Trompete e M32- Música de Conjunto. A prática interventiva foi realizada apenas no grupo de recrutamento M21 - Trompete. Este trabalho foi estruturado, desenvolvido e implementado durante a pandemia causada pela COVID-19. Durante este período os recursos audiovisuais foram uma ferramenta indispensável para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo professores e estudantes de música, e deste modo, o ponto de partida para a criação deste relatório de estágio. Quando os músicos recorrem ao uso de meios audiovisuais, a consciência performativa aumenta, podendo desencadear um processo crítico sobre o próprio desempenho. Posto isto, este relatório, propõe aliar os recursos audiovisuais à autocritica com o objetivo de compreender de que modo estas ferramentas promovem melhorias na performance em estudantes de trompete. Para a implementação do projeto foram criadas estratégias que promoveram a utilização dos recursos audiovisuais, sobretudo vídeos, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico em alunos de iniciação, e do 2º e 3º ciclo. A formulação de questões e a autoavaliação foram os instrumentos utilizados para analisar os vídeos apresentados, e posteriormente desencadear o pensamento crítico dos alunos intervencionados. Ao aliar estas duas ferramentas foi possível observar melhorias significativas na performance, no desenvolvimento do pensamento crítico, bem como na eficácia do processo de ensino-aprendizagem. No mesmo sentido, podem ser excelentes ferramentas a serem incluídas em sala de aula, como também são um apoio ao estudo enquanto aluno e professor.por
dc.description.abstractThis report was conducted as part of the Professional Internship of the Master in Music Teaching at the University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention held during the academic year 2020/2021, at the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian Braga, in Recruitment Group M21 - Trumpet and M32 - Ensemble Music. The interventional practice was performed only in the recruitment group M21 - Trumpet. This work was structured, developed and implemented during the pandemic caused by COVID-19. During this period, audiovisual resources were an indispensable tool for all those involved in the teaching-learning process, especially teachers and music students, and thus the starting point for the creation of this internship report. When musicians resort to the use of audiovisual media, the performative consciousness increases, and may trigger a critical process about one's own performance. Therefore, this report proposes to combine audiovisual resources with self-criticism in order to understand how these tools promote performance improvement in trumpet students. For the execution of this project, strategies that promoted the use of audiovisual resources were created, especially videos, in order to build up critical thinking in beginners and 2nd and 3rd cycle students. The formulation of questions and self-evaluation were the tools used to analyze the videos presented, and subsequently trigger the critical thinking of the intervened students. By combining these two tools, it was possible to observe significant improvements in performance and development of critical thinking, as well as in the effectiveness of the teaching-learning process. In the same sense, they can be excellent tools to be included in the classroom and also as a support for study as a student and a teacher.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAudiovisuaispor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectAutocríticapor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectTrompetepor
dc.subjectAudiovisualspor
dc.subjectSelf-evaluationpor
dc.subjectSelf-criticismpor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectTrumpetpor
dc.titleGravação audiovisual e a autocrítica como ferramentas de aperfeiçoamento da performance na trompetepor
dc.title.alternativeAudiovisual recording and self-criticism as tools for improving trumpet performancepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203586522por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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