Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9019

TitleDesenvolvimento de vídeos educativos com o Windows Movie Maker e o YouTube : uma experiência no Ensino Superior
Author(s)Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsWindows Movie Maker
You Tube
Web 2.0
Vídeo
Internet
TIC
Issue dateApr-2009
PublisherUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
CitationCONGRESSO LUSOCOM, 8, Lisboa. 2009 – “Comunicação, Espaço Global e Lusofonia.” Lisboa : Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. ISBN 978-972-8881-67-2. p.1052–1070.
Abstract(s)Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos junto de um grupo de futuros professores de matemática da Universidade Virtual do Maranhão (Brasil) que, em grupos de trabalho, desenvolveram vídeos educativos sobre os principais matemáticos e suas descobertas mais relevantes. O objetivo principal do estudo foi proporcionar aos futuros professores as competências necessárias para desenvolver vídeos educativos com auxílio da ferramenta do Windows Movie Maker. Após a realização dos trabalhos pelas equipas, foi realizado um estudo exploratório com os participantes, a fim de aferir sobre o processo de concepção dos vídeos, bem como os potenciais educativos desta ferramenta. Apresenta-se ainda uma análise qualitativa dos vídeos desenvolvidos. Por forma de inserir estes futuros professores no contexto da Web 2.0 (onde os alunos passam de uma situação passiva para activa em relação a produção do conhecimento) foi estimulada também a introdução dos vídeos no site YouTube, para que desta forma todos os alunos pudessem ver os trabalhos realizados pelos grupos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9019
ISBN978-972-8881-67-2
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Windos Movie - Lusocom.pdf404,72 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID