Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89670

TítuloExpressão dramática e desenvolvimento da oralidade no ensino de Inglês a crianças
Outro(s) título(s)Drama activities for the development of oral skills in teaching English to children
Autor(es)Mesquita, Maria José Peixoto
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveCompetência oral
Ensino do Inglês no 1º ciclo Ensino Básico
Expressão dramática
Motivação na aprendizagem
Dramatic expression
Motivation in learning
Oral skills
Teaching English in Primary Education
Data14-Set-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado descreve e analisa o projeto de investigação ação intitulado “Expressão dramática e desenvolvimento da oralidade no ensino de Inglês a crianças”, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano de escolaridade numa escola situada no concelho de Bragança e tinha os seguintes objetivos: conhecer as atitudes das crianças face à aprendizagem do inglês, a atividades associadas à oralidade e ao uso da expressão dramática; desenvolver competências orais através do uso da expressão dramática; promover a capacidade de autorregulação de atividades orais com recurso à expressão dramática; e avaliar o impacto do uso da expressão dramática em dimensões linguístico-comunicativas e socioafetivas da aprendizagem do inglês. A recolha de dados foi obtida através de um questionário inicial e questionários de autorregulação. Adicionalmente, a avaliação do projeto contou com informação recolhida através da observação de aulas, diálogos com as crianças, observação e análise de atividades orais com recurso à expressão dramática e um postal final dirigido à professora. Os resultados obtidos evidenciam que é possível promover a aprendizagem da oralidade através de atividades de expressão dramática. Estas atividades acentuam a dimensão lúdica, criativa e interativa da aprendizagem, fazendo com que as crianças se sintam mais envolvidas e motivadas na aprendizagem e contribuindo para o seu desenvolvimento linguístico-comunicativo e social.
This supervised pedagogical practicum report describes and analyzes the action-research project entitled “Drama activities for the development of oral skills in teaching English to children”, developed within the Master in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Minho. The project was developed in a 4th grade class in a school located in the municipality of Bragança, and it had the following objectives: to know the attitudes of children towards learning English, activities associated with oral skills and the use of dramatic expression; to develop oral skills through the use of dramatic expression; to promote the ability to self-regulate oral activities that integrate dramatic expression; and to assess the impact of the use of dramatic expression on linguistic-communicative and socio-affective dimensions of English learning. Data was obtained through an initial questionnaire and self-regulation questionnaires. Additionally, the evaluation of the project relied on information collected through lesson observation, dialogues with the children, observation and analysis of oral activities using dramatic expression and a final postcard addressed to the teacher. The results showed that it is possible to promote oral skills through drama activities. These activities emphasize the playful, creative and interactive dimensions of learning, making children feel more involved and motivated in learning and contributing to their linguistic, communicative and social development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89670
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Jose Peixoto Mesquita.pdfRelatório de estágio4,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID