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https://hdl.handle.net/1822/888
Título: | A construção de práticas alternativas de avaliação na pedagogia da infância : sete jornadas de aprendizagem |
Autor(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Data: | 2004 |
Resumo(s): | Pretendeu-se com este trabalho compreender, descrever e interpretar as percepções e práticas de avaliação prévias e actuais de um pequeno número de educadoras de infância que participou num processo de formação em contexto no domínio da avaliação alternativa. A questão formulada revela interesse pelo desenvolvimento de uma compreensão intensa e detalhada dos percursos de transformação ao nível das concepções e práticas de avaliação e perspectiva uma investigação situada no âmbito de um estudo de caso participativo. A decisão de levar a cabo um processo de formação em contexto para a construção de práticas alternativas de avaliação localiza este trabalho no cruzamento da teoria da formação de professores com a pedagogia da infância. Mais especificamente, este trabalho situa-se no domínio da formação contínua em contexto para o desenvolvimento da competência numa das dimensões da pedagogia da infância – a avaliação – que se concretiza através da realização de portfolios de avaliação. Neste enquadramento, a formação em contexto perspectiva-se como formação para o desenvolvimento da competência de acção destas educadoras de infância e seu desenvolvimento profissional de forma a melhor responder às necessidades e interesses das crianças com as quais trabalha. A investigação realizada, através de um estudo de caso participativo, permitiu construir seis jornadas de aprendizagem no âmbito da construção de práticas alternativas de avaliação e da realização de portfolios, uma estratégia de avaliação que se inscreve na perspectiva da avaliação alternativa. A análise e interpretação das seis jornadas de aprendizagem permitiu conhecer as transformações ocorridas desde as percepções e práticas de avaliação próximas da perspectiva tradicional para as percepções e práticas de avaliação alternativa e os contributos da formação em contexto para essas mudanças ; tornou possível identificar processos diferenciados de construção de portfolios ao nível do estilo de experimentação e ao nível da participação e dos papéis desempenhados pelos diferentes actores que se traduzem em portfolios distintos ao nível da apresentação, da estrutura, da organização, e da variedade e diversidade de conteúdos; permitiu conhecer as principais dificuldades e os suportes valorizados no processo de construção de portfolios; e, ainda, favoreceu a descoberta de diversas potencialidades do portfolio para as crianças, para as educadoras e para os pais. O portfolio revela-se uma estratégia promotora da aprendizagem da criança no respeito pela sua especificidade e identidade mas, também, capaz de respeitar a individualidade e a diversidade das famílias e suas culturas e das educadoras de infância. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/888 |
Acesso: | Acesso aberto |
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