Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8767

TitleOs hospitais de Ponte de Lima na era pré-industrial
Author(s)Araújo, Maria Marta Lobo de
KeywordsDoentes
Hospitais
Doenças
Ponte de Lima
Issue date2006
CitationARAÚJO, Maria Marta Lobo de – “Os hospitais de Ponte de Lima na era pré-industrial “. Braga : [s.n.], 2006. p. 481-492. Sep. do livro de actas do XVIII Seminário Internacional sobre Participação, Saúde e Solidariedade - Riscos e Desafios.
Abstract(s)Apesar de ser uma vila de pequenas dimensões, Ponte de lima manteve vários hospitais em funcionamento ao longo da era pré-industrial. Na ldade Média estava dotada de uma leprosaria, de uma albergaria ou hospital e de um hospital para peregrinos. Na Idade Moderna manteve o hospital para peregrinos, dotando-o de novas funções e o hospital medieval foi integrado na Misericórdia, passando a ser a principal unidade de tratamento da vila. Como a Misericórdia não chegou a um entendimento com a Coroa para se curarem os militares no hospital da Santa Casa, foi instalado um hospital real na vila para atender os soldados. Estudaremos estas instituições de apoio à saúde, analisando os serviços que prestavam, os doentes e os prestadores de cuidados. É ainda nossa preocupação analisar os cuidados de saúde prestados, as condições de internamento, a alimentação dos doentes, os suportes financeiros destas instituições e as suas formas de gestão.
TypeOther
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8767
AccessOpen access
Appears in Collections:DH - Comunicações em encontros internacionais/Papers at International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os hospitais de Ponte de Lima na era pre-industrial.pdf706,77 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID