Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87370

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBaptista, Geilsa Costa Santospor
dc.contributor.authorTracana, Rosa Brancapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça S.por
dc.date.accessioned2023-11-29T08:30:31Z-
dc.date.available2023-11-29T08:30:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBaptista, G.C.S., Carvalho, G.S. e Tracana, R.B. (2023) A importância de as crianças de comunidades rurais (campo) aprenderem ciências, nas concepções de professores do Brasil e Portugal [Science teaching in rural schools: Brazilian and Portuguese teachers' conceptions]. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade). Campina Grande: Realize Editora, 1-12por
dc.identifier.isbn978-85-61702-70-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87370-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a importância de as crianças oriundas do meio rural aprenderem ciências, nas concepções de professores de ciências do Brasil e de Portugal. Quatro professores de ciências de cada país que atuam na educação básica em zonas rurais responderam a questões abertas sobre situações inerentes às realidades de ensino. As respostas obtidas foram sujeitas à análise de conteúdo. De um modo geral, as concepções dos professores brasileiros e portugueses convergiram no sentido de que os conhecimentos rurais são importantes facilitadores da aprendizagem dos conhecimentos científicos escolares, sendo estes necessários para melhorias nas qualidades de vida das crianças nas suas comunidades. No entanto, foram encontradas algumas contradições nessas concepções, entre o ensino para mudança conceitual e para mudança de perfil conceitual. Consideramos necessárias reflexões epistemológicas nas formações desses professores, de modo que dominem a natureza da ciência e possibilidades de enriquecer os universos culturais das crianças.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze the importance of children from rural areas (countryside) learning science from the perspective of science teachers in Brazil and Portugal. Four science teachers from each country who work in basic education in rural areas answered open questions about situations inherent to teaching realities. The obtained responses were subject to content analysis. In general, the conceptions of Brazilian and Portuguese teachers converged in the sense that rural knowledge is an important facilitator for school scientific knowledge learning, which is necessary for improvements in the quality of life of children in their communities. However, these conceptions showed some contradictions, between teaching for conceptual change and for changing the conceptual profile. We consider to be necessary epistemological reflections in the training of these teachers, so that they could master the nature of science and possibilities to enrich the cultural universes of children.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherRealize Eventos Científicos e Editora Ltdapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05507%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAmbientes ruraispor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectAprendizagem científicapor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectRural environmentspor
dc.subjectScience teachingpor
dc.subjectInterculturalitypor
dc.subjectScientific learningpor
dc.titleO ensino das ciências em escolas do meio rural: concepções de professores do Brasil e de Portugalpor
dc.title.alternativeScience teaching in rural schools: Brazilian and Portuguese teachers' conceptionspor
dc.title.alternative[A importância de as crianças de comunidades rurais (campo) aprenderem ciências, nas concepções de professores do Brasil e Portugal]por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92681por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationConferencePlaceCampina Grandepor
oaire.citationVolumeLT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidadepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationAnais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciênciaspor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumber92681por
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC_EnsinoMeioRural-Br+Pt.pdf356,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID