Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8702

TitleInjecções para consolidação de construções em terra : revisão do conhecimento e métodos de ensaio
Author(s)Luso, Eduarda Cristina Pires
Lourenço, Paulo B.
Ferreira, Rui Miguel
KeywordsCaldas fluidas
Injecções
Consolidação
Issue date2007
CitationSEMINÁRIO ARQUITECTURA DE TERRA EM PORTUGAL, 5, Aveiro, 2007 - "Terra em seminário 2007." Lisboa : Argumentum, cop. 2007. ISBN 978-972-8479-49-7. p. 165-169.
Abstract(s)A reparação de construções existentes, com valor patrimonial ou não, em alvenaria ou em terra, é uma tarefa na qual interferem inúmeros factores e que, por isso, deverá recorrer-se a matérias-primas e a técnicas específicas, avaliadas caso a caso. Um dos processos possíveis para reforço deste tipo de construções pode ser a injecção de materiais adequados como caldas fluidas à base de cimento e cal. Este processo é também normalmente usado para aplicação em cabos de pré-esforço, consolidação de alvenarias de pedra, reforço de solos, etc. No entanto, a definição da composição de uma calda que seja compatível com as características do suporte, bem como a determinação da sua adequada aplicação nos elementos a consolidar, constituem obstáculos à utilização desta técnica, devido à influência dos numerosos parâmetros envolvidos, como sejam a forma e dimensões dos materiais constituintes, a composição química, a porosidade, a capacidade de absorção, a percentagem de vazios, a dimensão e o grau de comunicação dos vazios, entre outros. Ensaios laboratoriais para a determinação das propriedades mais importantes das caldas de injecção em função do tipo de suporte são assim essenciais para assegurar a eficiência destes materiais em trabalhos de reparação e reforço. Poder-se-á, desta forma, verificar qual a calda mais adequada para um determinado uso específico e prever resultados de aplicação e de comportamento final dos elementos de alvenaria ou em terra. Descrevem-se neste artigo as técnicas de injecção aplicadas em paredes assim como alguns ensaios realizados para a caracterização física e mecânica das caldas de injecção, pré-doseadas ou elaboradas “in-situ”, relacionados com a reologia e fluidez destes materiais no estado fresco, bem como outros ensaios com vista à caracterização do seu desempenho mecânico.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8702
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luso1.pdfartigo217,27 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID