Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8673

TitleBreve contributo para uma história da luta pelos direitos de gays e lésbicas na sociedade portuguesa
Author(s)Brandão, Ana Maria
KeywordsMovimento gay e lésbico
Identidades sexuais
Direito à igualdade
Issue dateApr-2008
CitationSEMANA PEDAGÓGICA DA UNIÃO DE MULHERES ALTERNATIVA E RESPOSTA, Braga, Portugal, 2008 – “Semana Pedagógica da União de Mulheres Alternativa e Resposta.” [S.l. : UMAR, 2008].
Abstract(s)A compreensão das formas de regulação da sexualidade está intimamente ligada às relações de género. As representações dominantes do que deve ser o exercício da sexualidade decorrem da concepção da existência de dois géneros opostos, irredutíveis e destinados à atracção e união mútuas. Este imaginário inclui a crença na heterossexualidade exclusiva como forma “natural” e “normal” de expressão amorosa e sexual e tem sustentado a preservação, no quadro da sociedade portuguesa, de legislação discriminatória face a todos aqueles cujas opções de vida escapam ao modelo por ela legitimado. Mas uma parte da questão da igualdade de direitos tem também que ser encarada sob o ângulo daqueles que são alvo da própria lei, e muito em especial, no caso que aqui nos interessa, do activismo gay e lésbico português.
TypePanel presentation
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8673
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Breve contributo.pdfDocumento principal257,64 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID