Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8660

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lia Raquel-
dc.date.accessioned2009-01-26T16:25:03Z-
dc.date.available2009-01-26T16:25:03Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lia Raquel - Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário : avaliação do seu valor educativo. “Currículo sem Fronteiras” [Em linha]. 5:1 (Jan./Jun. 2005) 49-69. [Consult. 26 Jan. 2009]. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/oliveira.htm. ISSN 1645-1384.en
dc.identifier.issn1645-1384-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8660-
dc.description.abstractNo âmbito de uma investigação de desenvolvimento na área da Tecnologia Educativa, foi criado um ambiente de eLearning (web site, base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino na universidade flexibilizando espácio-temporalmente as aulas presenciais e optimizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este ambiente foi implementado e avaliado através de um estudo de caso (2001/02) na Universidade do Minho. Apresentamos agora uma replicação desse estudo, no contexto do Projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem” (TPU, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação). O objecto do estudo são os usos desse ambiente com a finalidade de observar/avaliar o seu potencial educativo, de forma partilhada com os colegas, tendo em vista recomendações sobre a utilização de tais recursos. O estudo decorreu no ano lectivo de 2003/2004, na disciplina de Prática Pedagógica II - Tecnologia Educativa (anual, laboratorial) do 3º ano dos cursos de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Francês, Inglês e Alemão, Português e Alemão e História e envolveu 78 alunos e oito colegas.en
dc.description.abstractIn the context of a research-development study in the area of Educational Technology, an eLearning environment was created (website, dynamic, interactive and multimedia data-base) aimed at supporting any teaching content at the university. In this way, in-class learning can become more flexible in terms of both time and space, thus making the students’ learning process more effective. This environment was implemented and evaluated through a case study (in a natural context, 2001/2002) at the University of Minho. Now we present a replica of that study, undertaken within the Project “Transforming pedagogy at the university - experiences of research into teaching and learning” (TPU, University of Minho, Center for Research into Education). This second study focusses on the evaluation of the educational potential of the environment with the collaboration of peers, and its final aim is to produce recommendations about the use of these kind of resources. The study took place in 2003/2004, within the course of Pedagogical Practice II - Educational Technology (annual, laboratory) in the 3rd year of teaching degrees in Biology/Geology, Portuguese/French, English/German, Portuguese/German, and History. It involved 78 students and 8 colleagues.en
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)en
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagemen
dc.subjecteLearningen
dc.subjectPedagogia universitáriaen
dc.subjectPedagogia para a autonomiaen
dc.subjectAutodirecção e estudo independenteen
dc.subjectEducação para a sociedade do conhecimentoen
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.subjectPedagogy at the universityen
dc.subjectPedagogy for autonomyen
dc.subjectSelf-direction and independent studyen
dc.subjectEducation for the knowledge societyen
dc.titleUm dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativopor
dc.typearticleen
dc.peerreviewedyesen
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CSF_05_oliveira.pdfdoc principal195,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID