Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/865

TítuloXATA2005 : XML : aplicações e tecnologias associadas
AutorRamalho, José Carlos
Simões, Alberto
Lopes, João Correia
Palavras-chaveXML
Data2005
CitaçãoRAMALHO, José Carlos ; SIMÕES, Alberto ; LOPES, João Correia, ed. lit. – “XATA 2005 : XML : aplicações e tecnologias associadas : actas da 3ª Conferência Nacional, Braga, 2005”. [S.l. : s.n.], 2005. ISBN 972-99166-1-6.
ResumoEsta é a terceira conferência sobre a temática do XML, que tenta reunir anualmente a comunidade XML portuguesa. Olhando para o passado, e estudando o que aconteceu, podemos observar uma evolução interessante. Na primeira conferência (2003), houve uma vintena de trabalhos submetidos, maioritariamente da autoria ou da supervisão dos membros que integravam a comissão organizadora. Na segunda conferência (2004), houve uma participação mais forte da comunidade portuguesa mas ainda com números pouco expressivos. Nesta altura, apostou-se também numa forte participação da indústria, o que se traduziu num conjunto apreciável de apresentações de casos reais. Nesta terceira edição, a participação excedeu as nossas expectativas. Houve uma forte adesão nacional e internacional (Espanha e Brasil, o que para um evento onde se pretende privilegiar a língua portuguesa é ainda mais significativo). A distribuição geográfica em Portugal também aumentou, havendo mais instituições participantes. Se analisarmos as temáticas, abordadas nas três conferências, percebemos que também aqui há uma evolução no sentido de uma maior maturidade. Enquanto que no primeiro encontro, os trabalhos abordavam problemas emergentes na utilização da tecnologia, no segundo encontro a grande incidência foi nos Web Services, uma nova tecnologia baseada em XML e, no terceiro, a maior incidência é na construção de repositórios, motores de pesquisa e linguagens de interrogação. Isto poderá revelar que, de certa forma, os investigadores e os utilizadores já dominam bem a tecnologia, já têm as sua linhas de produção documental em XML e que agora é chegado o momento de armazenar aquela informação em repositórios e de a utilizar a partir deles. Se reflectirmos um pouco sobre o ciclo de vida documental, podemos concluir que o armazenamento aparece como uma das últimas fases. Por isso, podemos dizer que a comunidade portuguesa de XML "está a fechar" o ciclo de desenvolvimento documental XML. Nesta edição, houve um elevado número de submissões o que levou a uma sobrecarga de trabalho por parte dos revisores. Estes conseguiram desempenhar bem o seu papel e cumprir as datas definidas pelo "chair". Mas o que aconteceu fez-nos pensar que há necessidade de alargar ainda mais a Comissão Científica. Como consequência do número elevado de submissões houve algumas rejeições. Aos respectivos autores, fica aqui expresso um voto para que melhorem os respectivos trabalhos e de que esperamos ter contribuído para isso com os relatórios de revisão que foram enviados.
TipoconferenceObject
URIhttp://hdl.handle.net/1822/865
ISBN972-99166-1-6
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:DI/CCTC - Livros e Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
actas-xata2005-20050214.pdf17,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis