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https://hdl.handle.net/1822/85896
Title: | Aprendizagens não formais/informais e mercado de trabalho: (ir)relevância dos stakeholders académicos |
Author(s): | Marques, Ana Paula |
Keywords: | Ensino superior Stakeholders Aprendizagem não formal e informal Redes e cooperação Higher education Stakeholders Non formal and Informal learning Cooperation and networks |
Issue date: | 2017 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) |
Abstract(s): | Ao nível do ensino superior, a educação empreendedora desafia as universidades a desenharem novas estratégias colaborativas de formação centradas nos estudantes, envolvendo toda a comunidade académica e stakeholders diversificados no processo de aprendizagem. Também se pressupõe a adoção de práticas pedagógicas que estimulem atitudes e comportamentos empreendedores nos jovens e novas competências para a vida (e.g. flexibilidade, criatividade, capacidade de resolução de problemas e de lidar com a incerteza) que, independentemente da área científica do diploma, funcionem como uma espécie de “preparação para o trabalho”. Os principais resultados do projeto de investigação - Aprendizagens empreendedoras, cooperação e mercado de trabalho: boas práticas no ensino superior (POAT-FSE), conduzem-se à discussão da (ir)relevância dos stakeholders académicos na dinamização de iniciativas de aprendizagens não formais/ informais focadas nas temáticas da empregabilidade e empreendedorismo. Da sinalização dos principais stakeholders, foi-nos possível avançar no conhecimento quer dos perfis assumidos no contexto do ensino superior público, quer do balanço das iniciativas realizadas no período compreendido entre 2007-2013. Igualmente, permite-nos repensar as ações e iniciativas assentes em relações de cooperação e redes interinstitucionais e desenvolver novos modelos de governação. At the higher education level, entrepreneurial education challenges universities to design new collaborative training strategies focused on students, involving the entire academic community and diversified stakeholders in the learning process. It is also assumed that pedagogical practices will be adopted, such as those that stimulate entrepreneurial attitudes and behaviours among youngsters and new life skills (e.g. flexibility, creativity, problem-solving and competences for dealing with uncertainty) which, despite the scientific area of the diploma, will function as a sort of “preparation for work”. The main results of the research project – Entrepreneurial apprenticeships, cooperation and labour market: good practices in higher education (POAT-FSE), lead to the discussion regarding the (ir)relevance of the academic stakeholders in the revitalisation of non-formal/informal Learning initiatives focused on the issues of employability and entrepreneurship. After signaling the main academic stakeholders, it was thus possible for us to advance in our knowledge, both about the given profiles in the context of the public higher education sector, and in the review e that they put into effect as regards the initiatives implemented between 2007-2013. Likewise, we propose to rethink the actions and initiatives based on cooperation relations and inter-institutional networks, and develop new models of governance. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85896 |
ISBN: | 978-989-97981-3-7 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CICS-UMINHO - Atas/Proceedings |
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(2016) Aprendizagens não formaisinformais e mercado de trabalho.pdf | 337,95 kB | Adobe PDF | View/Open |