Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/85859

TitleCidades Educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do Eixo Atlântico
Author(s)Marques, Ana Paula
Moreira, Rita
Issue date2009
PublisherUniversidade do Minho
Abstract(s)Na actualidade, a ideia de Cidade Educadora apesar de associada a um movimento de iniciativas e instituições de âmbito internacional, tem vindo a ser reconhecida como uma das vias possíveis para perceber a realidade urbana e melhorar a sua dinâmica em termos de participação e coesão social. Neste sentido, percebe-se a cidade não só como referente fundamental para o desenvolvimento urbano, mas também como agente educativo dinamizador de aprendizagens não formais e informais que permitam aos seus cidadãos desenvolver competências e reforçar os princípios de cidadania activa. Para ilustrar esta dimensão, o presente artigo, enquadrado no âmbito do projecto “O Eixo Atlántico: un território educador, unha comunidade educativa” procurará fazer uma breve contextualização do movimento internacional das cidades educadoras com o intuito de estabelecer directrizes para o desenvolvimento de actuações integradas nas políticas educativas municipais das cidades do Eixo Atlântico. A partir da análise de doze projectos educativos dos diferentes municípios membros da AICE classificados como “boas práticas” à luz da filosofia e dos princípios das cidades educadoras, pretende-se contribuir para a discussão e reflexão em torno da importância da transferibilidade destas experiências para o contexto das cidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85859
ISBN978-972-8746-71-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CICS-UMINHO - Atas/Proceedings


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