Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/85838
Title: | Televisão para crianças em Portugal: um estudo das ofertas e dos critérios de programação dos canais generalistas (1992–2002) |
Author(s): | Pereira, Sara |
Advisor(s): | Pinto, Manuel |
Issue date: | 2004 |
Abstract(s): | Apoiado numa fundamentação teórica em torno do papel da televisão na sociedade, da
programação televisiva e da televisão para crianças, este estudo tem como principais objectivos
contribuir para o conhecimento da programação televisiva para a infância no quadro da televisão
portuguesa; conhecer e caracterizar a evolução dessa programação nos quatro canais
generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC, TVI) no período compreendido entre 1992 e 2002
e identificar as principais tendências da oferta; auscultar as perspectivas de profissionais, que
intervêm e acompanham esta área específica, sobre a temática em estudo; e conhecer os
critérios orientadores e as opções dos responsáveis pela programação para a infância das
estações em estudo.
Com vista à concretização destes objectivos, recorremos à análise de conteúdo de fontes
documentais – revistas especializadas em televisão, Anuários RTP, e dados disponibilizados
pela Marktest Audimetria – e à realização de entrevistas a profissionais–chave ligados ao sector
televisivo.
Os principais resultados apontam para um aumento significativo do tempo de programação
para os mais novos ao longo dos 11 anos em estudo havendo, contudo, que ter em conta que
este emerge por detrás de uma aumento geral das horas de emissão. O período de maior
expansão foi o das manhãs dos dias de semana, todavia, este crescimento verificou-se
sobretudo nas margens das grelhas. Passou-se de um período de aumento do tempo de emissão
durante o período da tarde para um decréscimo gradual, até ao seu completo desaparecimento,
perdendo, desta forma, o seu espaço no período considerado como crucial num serviço de
televisão para crianças. A ficção sempre dominou as grelhas em todos os canais, registando-se
um predomínio quase pleno deste género a partir da segunda metade da década de noventa. A
animação ocupa um lugar privilegiado em todos os canais. Os ‘programas contentor’ tornaram se, ao longo dessa década, uma categoria significativa da oferta. Registam-se poucos programas
de produção nacional, desenhados e produzidos especificamente para as crianças.
Relativamente aos factores que condicionam a programação, a dimensão económica é a
que mais peso e mais influência tem na construção da grelha. Dela depende o tipo de produtos
que vão ser oferecidos, podendo também influenciar os espaços de emissão (duração dos
blocos) e a sua localização na grelha. A estrutura organizativo-profissional é um outro factor que
condiciona a actividade de programar – as políticas de programação das estações, mas também
o perfil profissional dos responsáveis por esta área, são aspectos determinantes do tipo e das
características da oferta. Já no que concerne aos critérios implicados na concepção da
programação, os índices de audiência, a idade e o sexo das crianças, a concepção de público
infantil e a forma como é percepcionado o papel da televisão na vida das crianças, são factores
que intervêm, de forma decisiva e marcante, nesse processo. Using a theoretical basis focussed on the role of television in the society, the television programming and television for children, the main objectives of this study are to contribute to the knowledge of the television programming for childhood in the scope of the Portuguese television; knowing and characterizing the evolution of that programming on the four Portuguese general interest channels (RTP1, RTP2, SIC, TVI) during the period of time between 1992 and 2002, and identifying the main trends of the supply; sounding the viewpoints of professionals, who interfere and follow this specific field, about the here-studied subject-matter; and knowing the guiding criteria and the options of the persons in charged of the programming for childhood on the referred channels. In view of materializing these objectives, we have resorted to the analysis of the content of documental sources – magazines specialised in television, RTP Yearbooks, and data given by Marktest Audimetria – and to the realization of interviews with key-professionals working with the television sector. The main results point to a significant increase in the programming time for the youngest over the studied 11 years; knowing however that it has to be considered that it emerges behind a general increase in the broadcasting hours. The week mornings were the period of greater expansion, but this increase took place above all in the schedules’ margins. The broadcasting time shifted from an increasing period during the afternoons to a gradual decrease, and then till its total disappearance; by this way the space was lost in the period of time considered as crucial in the television service designed for children. Fiction has always prevailed in the schedules of all the channels, and there has been an almost full predominance of this style from the mid nineties. The cartoons have had a privileged position on all the channels. Over that decade, the ‘entertainment magazines’ have become a significant category in the supply. There have been few national programmes, designed and produced specifically for children. Concerning the factors that condition the programming, the economic dimension is the heaviest and the most influencing in the elaboration of the schedule, on which depends the kind of products that will be supplied, and it can also influence the broadcasting spaces (duration of the units) and the position in the schedule. The organizational and professional structure is another factor that conditions the programming activity – the programming policies of the channels, but also the profiles of the professionals in charge of this field are determining aspects of the kind and characteristics of the supply. As far as the involved criteria in the programming design, the audience ratings, children’s age and sex, the conception of the child audience and the way the role of television in children’s lives is conceived are factors that, decisively and markedly, play a part in the process. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação para os Media) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85838 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses CIEC - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sara Jesus Gomes Pereira.pdf | Tese de Doutoramento | 7,67 MB | Adobe PDF | View/Open |