Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8567

TitleA interacção promovida por uma futura professora na aula de Matemática
Author(s)Almeida, Matilde Gonçalves
Fernandes, José António
Issue date2008
PublisherSociedad Española de Investigación en Educación Matemática
CitationLUENGO GONZÁLEZ, Ricardo [et al.], ed. lit. - “Investigación en educación matemática XII : actas del Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, 12, Badajoz, España, 2008”. Badajoz : Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, 2008. ISBN 978-84-934488-9-9. p. 587-597.
Abstract(s)Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de interacção oral de futuros professores de Matemática. No estudo que lhe serve de referência, de natureza qualitativa, adoptou-se uma metodologia de estudo de caso, envolvendo dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Uma das futuras professoras, Sara, considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão. No ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de estimular estratégias alternativas de resolução das tarefas.
This article aims at describing and analysing the modes of oral interaction of mathematics trainee teachers. A qualitative methodology was used, based in the case studies of two trainee teachers that were part of the group supervised by the researcher. One of the trainee teachers, Sara, thinks that horizontal interactions between students should prevail, arguing that these favour a student centred learning based on comprehension of matters. In her practices she values, although not always successfully, discussions among students and resorts to open questions as a way of promoting the clarification of ideas and the arousal of alternative strategies for the resolution of tasks.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8567
ISBN978-84-934488-9-9
ISSN1888-0762
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 XVIII SIEM.pdfDocumento principal3,27 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID