Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8552

TitleAnálise das componentes e a usabilidade das Webquests em língua portuguesa disponíveis na Web : um estudo exploratório
Other titlesAnalysis of components and usability of Webquests in portuguese language available on the Web : na exploratory study
Author(s)Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsWebquest
Usabilidade
WebExercise
Usability
Internet
Issue date4-Jun-2008
PublisherLaboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (Tecsi)
CitationRICCIO, Edson Luiz, coord. - “5th International Conference on Information Systems and Technology Management : proceedings”. [São Paulo : TECSI, 2008]. ISBN 978-85-99693-03-2. p. 1593-1606.
Abstract(s)Uma WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para utilizar o potencial educativo da Web, com fundamento na aprendizagem colaborativa e nos processos de investigação para a construção do saber, que conta hoje com milhares de propostas de educadores das mais diversas partes do mundo. No entanto, muitas das WebQuests disponibilizadas online não obedecem a padrões mínimos de qualidade ao nível das componentes e da usabilidade, ou então mais não são do que simples folhas de exercícios ou “WebExercises”. Neste artigo foram recenseadas e analisadas 483 WebQuests em língua portuguesa que estavam disponibilizadas online entre Julho e Outubro de 2007. A avaliação incidiu sobre as componentes e sobre alguns indicadores associados à usabilidade. Os resultados revelam que, no que concerne a componentes, as maiores falhas estão na tarefa, nos recursos e na avaliação e, a nível da usabilidade, a maior falha a assinalar é a ausência do “menu” em muitas dos exemplares analisados. Verificou-se ainda que apenas 41% eram verdadeiras WebQuests, constituindo as restantes simples “WebExercises” com atividades rotineiras que não levam o aluno a tirar partido do potencial da Web para a construção do saber.
A WebQuest is an extremely simple and rich model to use the educational potential of the Web, based on collaborative learning and the processes of research for the construction of knowledge, which account today with thousands of proposals for educators of the most diverse parts of the world. However, many of WebQuests available online does not conform to minimum standards of quality at the component level and usability, or there are not more than sheets of simple exercises or "WebExercises". In this article were listed and analyzed 483 WebQuests English that were made available online between July and October 2007. The evaluation focused on the components and on some indicators associated with usability. The results show that, with regard to the components, are the greatest failures in the task, in resources and in the evaluation and, in terms of usability, the largest failure to report is the absence of the "menu" on many of the specimens examined. It was also found that only 41% were real WebQuests, constituting the remaining simple "WebExercises" with routine activities that do not lead the student to take advantage of the potential of the Web for the construction of knowledge.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8552
ISBN978-85-99693-03-2
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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