Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/85319

TitleContributos para uma sociologia do trabalho
Author(s)Marques, Ana Paula
KeywordsTrabalho
Racionalização do trabalho
Novas formas de trabalho
Flexibilidade e precarização
Issue dateJun-2023
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitationMarques, A. (2023). Contributos para uma Sociologia do Trabalho. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Abstract(s)A Sociologia do Trabalho constitui um dos domínios clássicos de formação do/a sociólogo/a, conferindo uma importante visibilidade dos contextos de profissionalização verificados nas últimas décadas em Portugal e na maioria dos países ocidentais. Trata-se de uma área de conhecimento basilar da formação de um/a sociólogo/a, que potencia e consolida intervenções inovadoras no âmbito do trabalho e do emprego, bem como nas diversas estruturas organizacionais públicas, empresariais e associativas. Com forte tradição francófona na sua origem e institucionalização, este campo disciplinar, com relativa autonomia, tem vindo a alargar e integrar contributos provenientes de áreas afins da sociologia, como a de organizações, desigualdades sociais, estudos de géneros, entre outras. Com efeito, o estudo dos fenómenos relacionados com o mundo do trabalho reivindica quadros teóricos diversos e robustos, destacando-se a reflexão em torno de questões como, por exemplo: i) novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e digitalização do trabalho em economias e sociedades cada vez mais globalizadas e instáveis; ii) lógicas de racionalização produtiva e (re)invenção e/ou reengenharia de modelos de organização do trabalho e de produção; iii) flexibilização e intensificação dos ritmos de trabalho, e suas consequências em termos de precarização e qualidade de vida; iv) exigências de qualificações e competências face à turbulência e imprevisibilidade dos mercados de trabalho; v) dificuldades de conciliação da vida profissional e familiar/privada; vi) e a (des)regulação do trabalho, movimentos coletivos de resistência e negociação. A Sociologia do Trabalho tem vindo a apresentar um património complexo e vasto, simultaneamente consolidado e em renovação constante, colocando importantes desafios, tanto ao nível da seleção de conteúdos pedagógicos a integrar numa formação em Sociologia, como de delimitação dos conceitos-chave, que permitam contribuir para uma análise aprofundada dos fenómenos relacionados com o mundo do trabalho.
TypeBook
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85319
ISBN978-989-33-3845-2
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
CICS-UMINHO - Livros/Books

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2023)ContributosParaSociologiaTrabalho.pdfContributos para uma Sociologia do Trabalho7,42 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID