Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8513

TitleCompetitividade e incumprimento das funções de gestão da construção
Author(s)Moura, Helder M. Pinto
Teixeira, José M. Cardoso
KeywordsCompetitividade
Custos
Prazos
Segurança
Qualidade
Issue date2007
PublisherUniversidade de Coimbra. Imprensa
CitationCONGRESSO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO, 3, Coimbra, Portugal 2007 – “Congresso Construção 2007”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2007].
Abstract(s)De um modo geral, a problemática da falta de competitividade do sector da construção em Portugal preocupa os vários intervenientes e tem sido objecto da atenção dos sucessivos Governos, órgãos de soberania, parceiros sociais, meios de comunicação social, investigadores nacionais e estrangeiros, etc. Os elementos chave de avaliação da competitividade têm vindo a ser objecto de estudo e pesquisa internacional, sendo que ao nível das obras, releva a falta de cumprimento das principais funções de gestão nos empreendimentos de construção. Não obstante ser reconhecido por todos os intervenientes o fraco desempenho desses indicadores de gestão, sendo situações comuns as derrapagens orçamentais, os atrasos na conclusão das obras, a insuficiente qualidade do produto final e a manifesta falta segurança no trabalho, não existe uma quantificação objectiva destes incumprimentos, nem as razões concretas para que tal aconteça. Neste trabalho apresentam-se os resultados de um inquérito a Donos de Obra e Empreiteiros em relação ás dimensões e às causas dos incumprimentos das principais funções de gestão na construção, no que toca a obras públicas concluídas nos últimos anos, relacionando-as com a falta de competitividade da indústria da construção em Portugal.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8513
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-GTC - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COMPETITIVIDADE E INCUMPRIMENTO DAS FUNÇÕES DE.pdfartigo412,79 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID