Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/83226
Title: | O abandono dos estudantes do 1º ano do ensino superior em Angola |
Other titles: | The dropout of students in the 1st year of higher education in Angola |
Author(s): | Niemba, Armando |
Advisor(s): | Almeida, Leandro S. |
Keywords: | Abandono Adaptação académica Ensino Superior Estudantes angolanos Rendimento académico Academic adaptation Academic performance Angolans students Dropout Higher Education |
Issue date: | 9-Dec-2022 |
Abstract(s): | O abandono no Ensino Superior (ES) é um fenómeno complexo que ocorre com maior frequência no 1º
ano, causando prejuízos aos estudantes, às suas famílias, às instituições e à sociedade em geral. O
primeiro ano da frequência universitária é um período determinante e desafiante para os ingressantes,
caracterizado por inúmeras mudanças que ocorrem nas suas vidas. Muitos estudantes vivenciam este
momento com muita motivação e satisfação, outros encaram-no com mais dificuldade na sua
adaptação, que pode causar o insucesso e, consequentemente, o abandono académico. Este
fenómeno manifesta-se em todos os países, por isso, há que aumentar a investigação na área e
inventariar os fatores que, em cada país, impactam nas taxas elevadas de estudantes que não
concluem a sua formação. Neste contexto, as Instituições de Ensino Superior Angolanas (IESA) devem
criar estratégias e políticas que favoreçam a transição e adaptação dos estudantes, de forma a
minimizar ou suprimir o insucesso e abandono académico. Esta investigação tem como objetivo
compreender a relação entre o rendimento académico, a adaptação, as características
sociodemográficas e o abandono académico dos estudantes do 1º ano. Nesta pesquisa, adaptamos e
validamos dois instrumentos de avaliação que foram usados na nossa tese: O Questionário de Motivos
de Abandono do Ensino Superior (QMA-ES) e Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES). As
análises qualitativa e quantitativa realizadas permitiram a redução do número de itens das duas
escalas, mas mantiveram a estrutura da escala: QMA-ES com 32 itens, seis dimensões ou tipos de
motivos de abandono como na versão original Portuguesa, Brasileira e Espanhola, e QAES formado por
32 itens, mantendo as cinco dimensões da versão portuguesa e brasileira. A nossa amostra foi
constituída por 441 estudantes do 1º ano do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe,
sendo 258 (58.5%) do género masculino e 183 (41.5%) do género feminino, com idades
compreendidas entres os 18 e os 55 anos. Os resultados mostraram-nos a possibilidade de associar as
variáveis em estudo, ou seja, os motivos de abandono do ES, a adaptação dos estudantes ao ES , e as
medidas de rendimento académico, com o género, idade, área científica, nota de acesso, estudantes
da 1ª geração, curso e instituição da 1ª escolha, e revelam existir diferenças estatisticamente
significativas segundo estas variáveis, decorrendo daí sugestões às instituições para a promoção de
medidas para a redução do insucesso académico e abandono no decurso do 1º ano. The dropout at Higher Education (HE) is a complex phenomenon that occurs most frequently at first year and causes prejudice to the students, their families, institutions and the society as whole. The first year of the university attendance is a determining and challenging period for the new students, characterized by innumeral changes that occur in their lives. Many students live this moment with a lot of motivation and satisfaction, others face it with more difficulty in adapting which may cause the failure and, consequently, the academic dropout. This phenomenon is manifested in all the countries, that's why, there is a need to increase research on this area and inventory the factors that impact the students high rates who do not conclude their training in each country. In this context, the Angolans Higher Education Institutions (AHEI) should create strategies as well as policies that benefit the transition and adaptation of the students in other to minimize or to stop the failure and the academic dropout. This research has the objective of understanding the relationship between the academic performance, adaptation, the social demographic characteristics and the academic dropout of the students at first year. In this research we adapt and validate two assessment instruments that were used in our thesis: The Questionnaire of reasons for dropout the Higher Education (QRDHE) and Questionnaire of Adaptation to the Higher Education (QAHE). The qualitative and quantitative analysis carried on allowed the reduction of the item numbers of the two scales, but maintain the structure of the scale :QAHE with 32 items, six dimensions or kind of dropout reasons like in the portuguese, Brazilian, and, Spanish original version, and QAHE composed of 32 items, keeping the five dimensions of the portuguese and brazilian version. Our sample has been constituted by 441 first year students from Higher Education Institute of Sumbe, being 258 (58.5%) men and 183 (41,5%) women, at the ages between 18 to55 years old. The results showed us the possibilities of associating variables on study, better still, the reasons for dropout the HE, the students adaptation to the HE, and the academic performance measures with the gender, age, scientific area, access grade, students of the first generation, course and the first choice Institution, and they reveal to exist difference statically significant according to these variables, thus coming suggestions to the Institutions for the promotion of actions towards reduction of academic failure and dropout at the very first year. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83226 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Armando Niemba.pdf | Tese de doutoramento | 4,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License