Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8305
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosas, Lúcia Maria Cardoso | - |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Maria Manuela de Campos Milheiro | - |
dc.contributor.author | Bessa, Paula | - |
dc.date.accessioned | 2008-11-17T15:22:24Z | - |
dc.date.available | 2008-11-17T15:22:24Z | - |
dc.date.issued | 2008-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2007-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/8305 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em História - Área de Conhecimento de História da Arte | en |
dc.description.abstract | O objecto de estudo desta dissertação para doutoramento é a pintura mural do fim da Idade Média e do início da Idade Moderna no Norte de Portugal. Começámos por proceder a uma revisão da literatura sobre o tema publicada até ao início do nosso próprio projecto de investigação. O nosso propósito foi o de tentar compreender o corpus de pintura mural em análise nas suas circunstâncias e, tanto quanto possível, nas intenções que o motivaram e nele se manifestam. Uma vez que a maioria das pinturas murais conhecidas no Norte se encontra em igrejas paroquiais, desenvolvemos uma metodologia de investigação documental no sentido de esclarecer quem pudessem ter sido os encomendadores dos programas de pintura mural nas suas capelas-mor, uma vez que a responsabilidade de as mandar executar cabia aos abades e, mais raramente, a quem detinha o direito de padroado. Tecemos também algumas considerações a propósito dos rendimentos disponíveis pelos abades e reitores destas igrejas. Finalmente, apresentamos as nossas reflexões sobre alguns encomendadores. Procurámos entender as razões que possam ter estado na origem da preferência por programas frequentemente dilatados mas procurando reduzir o tempo – e, consequentemente, a sofisticação - da execução, o que é manifesto na existência de jornadas muito extensas. Caracterizámos o modus faciendi dos artistas e das oficinas às quais é possível atribuir mais do que uma pintura mural, acompanhando as tendências de gosto que manifestam e procurando as fontes de cultura da imagem de que se serviram. Finalmente, analisámos os programas e temas das pinturas murais em estudo. Esclarecemos que tipo de programas eram determinados pelos prelados e mandados executar por seus visitadores nas igrejas paroquiais. Uma vez que a responsabilidade de mandar executar pinturas murais nas capelas-mor e no corpo das igrejas paroquiais cabia a diferentes encomendadores, considerámos os programas e temas aí presentes separadamente, procedendo depois a uma análise comparativa. Finalmente, tecemos algumas considerações sobre possíveis funções da imagem. | en |
dc.description.abstract | This PhD dissertation provides a study of late Medieval and early Modern wallpaintings in northern Portugal. In the first chapter, I consider the state of the art of the study of late Medieval and early Modern Portuguese wall-paintings before the beginning of my own research project. In northern Portugal the majority of wall-paintings are located in parish churches. In these churches abbots or, more rarely, patrons were responsible for commissioning wall-paintings in the chancels, while the parishioners should command murals in the nave. Therefore, in the second chapter, I developed a research methodology in order to clarify who commanded wall-painting programmes in parish church chancels. I also make some comments on financial resources available to parish church abbots. Finally, I consider some cases of commissioners of mural painting. Extremely large giornate indicate that although extensive programmes were commissioned, it seems that they were to be made in the shortest possible time, therefore conditioning the sophistication of the end result. In the third chapter I discuss possible reasons that might explain this practice. The modus faciendi – and taste - of artists and wall-painting teams is the subject of the fourth chapter. Finally, in the fifth chapter I provide an analysis of themes of northern Portuguese wall-paintings of the fifteenth and sixteenth centuries. Attention is also given to the possible functions of the image in wall-paintings. | en |
dc.language.iso | por | en |
dc.rights | openAccess | en |
dc.title | Pintura mural do fim da Idade Média e do início da Idade Moderna no norte de Portugal | en |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.subject.udc | 75.052(469) | - |
Aparece nas coleções: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses DH - Teses de Doutoramento/PhD Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pintura Mural no Fim da Idade Média e Início da Idade Moderna no Norte de Portugal.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXO II.pdf | 60,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXO I.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |