Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8293

TitleConsideração das variações de temperatura no comportamento à reflexão de fendas dos reforços de pavimentos
Author(s)Minhoto, Manuel J. C.
Pereira, Paulo A. A.
Pais, Jorge C.
KeywordsReforço de pavimento
Reflexão de fendas
Variações de temperatura
Misturas betuminosas
Issue date2007
PublisherUnión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba (UNAICC)
CitationCONGRESSO IBERO-LATINOAMERICANO DEL ASFALTO, 14, La Habana, Cuba, 2007 – “XIV CILA : Congresso Ibero-Americano del Asfalto”. [S.l. : UNAICC, 2007].
Abstract(s)O reforço de pavimentos constitui uma técnica de conservação estrutural na qual se baseiam as estratégias de conservação mais utilizadas na reabilitação dos pavimentos, visando a reposição da sua capacidade estrutural. Quando o reforço é aplicado sobre pavimentos fendilhados ocorre normalmente um mecanismo de ruína caracterizado pela propagação das fendas do pavimento existente para as camadas de reforço, designado por reflexão de fendas. No estudo que se apresenta, procedeu-se a uma avaliação, do efeito das variações de temperatura na ocorrência do mecanismo da reflexão de fendas, considerando a acção actuando isoladamente e actuando conjugada com o efeito da acção do tráfego numa mistura betuminosa com betume-borracha e numa mistura convencional aplicada em reforço de pavimentos. Conclui-se que a ocorrência de variações de temperatura nos pavimentos conduz ao agravamento do fenómeno da propagação de fendas, levando à ruína prematura dos reforços. Por fim apresenta-se uma proposta para a inclusão do efeito da temperatura no dimensionamento de reforços de pavimentos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8293
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-VC - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20-VariaçoesTemperatura.pdfartigo627,24 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID