Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8240

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamalho, Maria da Conceição de Abreu-
dc.contributor.advisorMorais, Carlos Manuel Mesquita-
dc.contributor.authorAlmeida, António José Antunes de-
dc.date.accessioned2008-10-29T22:06:05Z-
dc.date.available2008-10-29T22:06:05Z-
dc.date.issued2008-07-30-
dc.date.submitted2007-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/8240-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação - Área de Conhecimento de Metodologia do Ensino da Matemáticaeng
dc.description.abstractEste trabalho nasce da convicção de que os professores, quando implicados em projectos, são capazes de inovar ao nível das suas práticas, experimentando novas formas de actuar e contribuindo assim para a melhoria dos seus conhecimentos e competências profissionais. Assim, foi implementado um projecto de investigacção, envolvendo duas professoras de Matemática do ensino secundário/3º ciclo, que pretende ser o estudo das suas concepções, atitudes, práticas, dificuldades e limitações no que respeita à avaliação em contexto escolar, numa perspectiva eminentemente formativa e auto-reguladora. Neste âmbito, foi realizada uma experiência de implementação de portfolios de aprendizagem por parte dos alunos de duas turmas, uma do oitavo ano e outra do décimo ano de escolaridade, tendo sido analisado o contributo deste instrumento de trabalho no processo de avaliação das aprendizagens escolares dos alunos, bem como as suas potencialidades ao nível das práticas profissionais dos professores. A análise e reflexão do processo avaliativo levado a cabo em contexto escolar, destacando dificuldades e limitações, são alguns objectivos deste projecto, mas coloca-se aqui especial enfoque na actuação do professor, no âmbito do seu desenvolvimento profissional. Este projecto de investigação, envolvendo a problemática da avaliação em Matemática escolar, reveste-se de um carácter colaborativo, colocando em prática o esquema da parceria clínica. Um dos seus objectivos é a procura de formas de tornar mais efectiva e mais autêntica a avaliação das aprendizagens dos alunos. A partir da observação das professoras implicadas neste projecto, procedeu-se à análise desses dois estudos de caso. Cada um deles é analisado no que concerne às concepções prévias relativas à temática da avaliação em contexto escolar e ao modo como desenvolve este projecto de investigação. Procedeu-se igualmente, à análise das percepções de cada professora/participante acerca do contributo da sua participação neste trabalho para o seu próprio desenvolvimento profissional.eng
dc.description.abstractThis work cames from the conviction that when teachers are involved in projects they are able to innovate in what concerns to their methodologies, experimenting new ways of performing and consequently contributing to an increase of their professional knowledge and abilities. So, it was implemented an investigation project, involving two high school maths teachers. This project pretends to be the study of their conceptions, attitudes, performance, difficulties and their limitations while doing an evaluation in a school context, in a formative and self- regulating perspective. In this context it was made an experiment on implementation of learning portfolios with students of two classes, one of them belonging to eighth grade and another one belonging to the tenth grade. On these two classes it was analysed the portfolios contribution to the students’ evaluation process as well as its potentialities to the improvement of the level of teachers’ professional performances. The analysis and reflection of the evaluation process made in a school context, evidencing difficulties and limitations, are some of the goals of the referred project. It is important to refer that the teacher performance constitutes an important factor if we have in mind his professional development. Involving the problem of evaluation in school Maths, this investigation project has got a collaborative aspect, putting into practise the scheme of “parceria clínica”. One of its main goals has to do with the searching for ways to implement the most effective and authentic evaluation of the students’ leanings. After the observation of the teachers who are participating in the project, it was analysed those two case studies. Each of the referred cases is analysed according to the previous conceptions related to the topic of evaluation in a school context and to the way as this investigation project is developed. It was also performed the analysis of the participating teachers’ perceptions about their participation in this work having in mind their own professional improvement.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectAvaliação das aprendizagenseng
dc.subjectReflexãoeng
dc.subjectTrabalho colaborativoeng
dc.subjectInvestigaçãoeng
dc.subjectComunicação matemáticaeng
dc.subjectImplementação de portfolioseng
dc.subjectDesenvolvimento profissionaleng
dc.subjectEvaluation of the learningseng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectCollaborative workeng
dc.subjectInvestigationeng
dc.subjectMaths communicationeng
dc.subjectImplementation of portfolioseng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.titleAvaliação em matemática escolar implementando portfolios de aprendizagem dos alunos : contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professoreseng
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc371.26-
dc.subject.udc51:372.85-
dc.subject.udc372.85:51-
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese final.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID