Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82401
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Loureiro, Luís M. | por |
dc.contributor.author | Lozano, Juan | por |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T21:12:06Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T21:12:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Loureiro, L. M., & Gutiérrez Lozano, J. F. (2023). Televisão e Vídeo: Reconfigurações da Comunicação Audiovisual. Vista, (11), e023001. https://doi.org/10.21814/vista.4542 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/82401 | - |
dc.description.abstract | Os últimos dias de 2004 foram de tragédia e luto. Às primeiras horas de 26de dezembro, por todo o Oceano Índico, as gigantescas ondas do tsunami quese seguiu a um violento terramoto, varreram zonas costeiras, de Madagáscarà Indonésia, e ceifaram as vidas de centenas de milhares de pessoas. Nosresorts de luxo, turistas de todo o mundo, em pleno gozo das férias de Natal,equipados comhandycamsou com os primeiros telemóveis com câmara de vídeoincorporada, realizaram um registo, sem precedentes, de imagens em movimento,documentando os trágicos instantes da chegada das ondas do tsunami e dadestruição que se seguiu. Mesmo sendo de fraca qualidade para os padrões datransmissão televisiva, esses clipes de vídeo foram, nessa altura e de longe, oprincipal recurso de imagem das reportagens televisivas sobre o acontecimento. | por |
dc.description.abstract | The final days of 2004 were of tragedy and sorrow. On December 26, throughoutthe Indian Ocean, the gigantic waves of the tsunami that followed a massiveearthquake swept away coastlines and claimed the lives of hundreds of thousands,reaching as far as Madagascar or Indonesia. In the beach resort areas whereChristmas tourists were equipped with affordable amateur digital or analoguecamcorders and wherever there was a cell phone with a built-in video camera,people recorded an unprecedented amount of moving image clips documentingthe tragic moments of the arrival of tsunami waves and the subsequent deadlydestruction that followed. Even if they clearly had low image quality for televisionbroadcast standards, those clips were, back then and by far, the main imageresource of every television news report. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020 (financiamento base) e UIDP/00736/2020 (financiamento programático). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.title | Televisão e vídeo: reconfigurações da comunicação audiovisual | por |
dc.title.alternative | Television and video: reconfigurations of audiovisual communication | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/4542 | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 8 | por |
dc.identifier.eissn | 2184-1284 | por |
dc.identifier.doi | 10.21814/vista.4542 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.journal | Vista: Revista de Cultura Visual | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.identifier.articlenumber | e023001 | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals UMinho Editora - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Televisão e Vídeo_PT.pdf | Versão PT | 309,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Television and Video_EN.pdf | Versão EN | 308,84 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons