Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8149

TitleMancha directa: o desenho como percepção e expressão de valores tonais
Other titlesTache directe, le dessin comme perception et expression des valeurs tonales
Author(s)Almeida, Paulo Oliveira Freire
Advisor(s)Vieira, Joaquim Pinto
Issue date8-Jul-2008
Abstract(s)Mancha Directa é a designação informal para um processo de desenho de observação que se realiza pela execução integral de claro-escuro, em referência às variações tonais no campo visual do desenhador. Nas suas diferentes expressões, este processo fixa-se sobre sombras e cores escuras, representando-as por manchas, pinceladas e superfícies sombreadas. Esta investigação irá permitir a caracterização do desenho de Mancha Directa no contexto da percepção visual, comparando-o com outros exercícios como o esboço, esquisso, desenho de detalhe e desenho de contorno. O contexto da investigação desenvolve-se no estudo das condições fisiológicas e psicológicas pertinentes à execução do desenho de observação. Como referências históricas, Mancha Directa é uma versão do impulso mimético original da Skiagraphia, como pintura de sombras, ou a prática Veneziana da cor – Colore, seguida do Coloris e finalmente a ideia do Olhar Inocente de John Ruskin. Nessa herança, Mancha Directa propõe-se a ser um método de desenho de observação marginal às indicações geométricas e normativas na tradição do Disegno. Para observar as consequências práticas do desenho de Mancha Directa fizeram-se sessões experimentais que permitiram comparar as diferenças e os efeitos de uma percepção exclusivamente tonal em executantes com diversos níveis de experiência. Como resultado, espera-se explicar o processo de Mancha Directa enquanto exercício gráfico específico, que permite um aprofundamento da percepção visual, constituindo-se, desse modo, como um importante instrumento didáctico.
Tache Directe c’est la désignation informelle pour un procès de dessin d’observation qui ce réalise pour l’exécution intégrale du clair-obscur en référence aux variations tonales dans le champ visuel du dessinateur. Dans ses différentes expressions, ce procès se fixe sur l’ombres et couleurs obscures, les représentent par taches, touches et surfaces ombrés. Cette recherche va permettre caractériser le dessin de Tache Directe dans le contexte de la perception visuelle, en le comparant avec des autres exercices de dessin, comme l’esquisse, l’ébauche, l’étude du détaille et le dessin de contour. Le contexte de l’investigation se déroule dans l’étude des conditions physiologiques et psychologiques pertinentes à l’exécution du dessin d’observation. Comme références historiques, Tache Directe c’est un version de l’impulse mimétique originel de l’ Skiagraphia (Sciographie) comme peinture d’ombres, ou de la pratique Vénitien de la couleur – Colore – suivi par les Coloris et, finalement pour l’idée du l’oeil innocent de John Ruskin. Dans cette héritage, Tache Directe se propose comme une méthode de dessin et observation marginaux aux indications géométriques et normatives dans la tradition du Disegno. Pour observer les conséquences pratiques du dessin de Tache Directe on a fait des sessions expérimentales qui ont permis comparer les différences et les effets d’une perception exclusivement tonale en exécutants avec divers niveaux d’expérience. Comme résultat, on espère expliquer le procès de Tache Directe comme un exercice graphique spécifique qui permet un approfondissement de la perception visuelle, et de cette façon, se constituant comme un important instrument didactique.
TypedoctoralThesis
DescriptionTese de Doutoramento Arquitectura - Ramo do Conhecimento Desenho.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8149
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
EA - Teses de Doutoramento

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