Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8125

TítuloConfigurações do ensino da gramática em manuais escolares de português : funções, organização, conteúdos, pedagogias
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Orientador(es)Sequeira, Maria de Fátima
Data17-Abr-2007
Resumo(s)Uma das questões que, no âmbito da Didáctica / Metodologia do Ensino do Português e do Ensino das Línguas, tem suscitado debates mais acesos é a do estatuto e das funções do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua materna, aqui avaliado num estudo sobre as configurações do ensino da gramática em manuais escolares de Português. No contexto de trabalhos vários sobre manuais escolares que começaram a ser desenvolvidos na Universidade do Minho (Castro et alii, 1999), propomo-nos descrever e analisar criticamente, em diversas dimensões e com graus distintos de detalhe, um conjunto alargado de manuais escolares de Português (livros de leitura e compêndios de gramática) utilizados no 3.º ciclo do Ensino Básico a partir dos anos lectivos de 2002/03, 2003/04 e 2004/05. Estabelecemos que esta dissertação se organiza em duas partes principais: uma primeira de enquadramento e outra de definição dos estudos sobre manuais escolares de Português e de apresentação dos seus resultados. Assumindo como principal finalidade desta dissertação a de analisar (para compreender) as funções do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem do Português, começamos, no Capítulo I, pela definição do objecto e dos objectivos de estudo, pela caracterização e pelo enquadramento do ensino da gramática na escola. No Capítulo II, procede-se à contextualização do ensino da gramática, integrando o trabalho na Didáctica do Português, a sua área científica de referência, discutindo as relações entre investigação linguística e ensino da língua, e determinando os sentidos (gerais e específicos) do conceito de gramática. O último ponto deste capítulo consiste no debate da questão do ensino da gramática na escola, em cinco momentos principais: a) referência a estudos anteriores; b) definição do espaço da gramática na aula de Português; c) avaliação papel do saber gramatical na promoção de competências verbais; d) explicitação de razões para aprendizagem da gramática; e) sugestão do método da descoberta no ensino da gramática. Entretanto, aceitando-se que os manuais escolares, objecto de uma nova área de estudo, contribuem positivamente para a construção de imagens sobre a gramática e para a configuração de práticas de ensino explícito da língua, inicia-se, no Capítulo III, a descrição das perspectivas dos textos reguladores sobre o ensino da gramática, procurando descobrir, quer nos programas escolares, quer na nomenclatura oficial, uma imagem da representação oficial do conhecimento gramatical. São, porém, os manuais escolares que, mais de perto, determinam a configuração escolar do ensino da gramática, pelo que, também eles, merecerão reflexão teórica específica. Tendo em conta que os manuais de Português constituem o recurso didáctico mais usado no ensino das línguas e uma agência de definição dos conteúdos e dos modos de ensino da gramática; sabendo também que eles têm um estatuto deveras complexo (Choppin, 1992) e que podem ser analisados em múltiplas dimensões, definem-se, no Capítulo IV, os objectivos específicos da análise de dois corpora distintos de manuais (o dos livros e o das gramáticas de Português). Enquanto as gramáticas serão analisadas histórica, comparativa e descritivamente, os livros de Português serão estudados quanto aos seus níveis de adopção, em termos da sua estrutura, nos seus discursos e, sobretudo, nas práticas de ensino da língua que apresentam. Nos Capítulos V e VI, apresentam-se, respectivamente, os resultados do estudo históricodescritivo das gramáticas escolares de Português e os dados da análise das configurações do ensino da gramática nos livros de Português. Os estudos que têm por objecto as gramáticas escolares desenvolvem-se em análises específicas, tais como a descrição do percurso editorial dos 15 compêndios, a análise comparativa de duas gramáticas, o estudo dos discursos introdutórios e das funções da gramática escolar, a caracterização da estrutura interna das gramáticas, a identificação das fontes das gramáticas portuguesas e, por fim, a avaliação de quatro “áreas críticas” da descrição gramatical escolar portuguesa. Em relação à análise de conteúdo dos livros de Português, e depois de apresentados os seus níveis de adopção, avaliamse as formas de manifestação da presença da gramática nesses manuais, para concluir com estudos específicos que têm por objecto actividades de gramática existentes nos manuais. No Capítulo VII, o das conclusões, esperamos revelar, deduzidos dos manuais, dados novos sobre as implicações entre conhecimento gramatical explícito e aprendizagem da língua materna, e sobre a relação entre os discursos e as práticas de ensino escolar da gramática. Poderá adiantar-se que, embora os discursos e as práticas do ensino escolar da gramática tenham, por vezes, a aparência de um rito e de um mito (Sousa, 2000; Silva, 2006), a verdade é que reflexões recentes sobre ensino da língua, desenvolvidas no âmbito do paradigma comunicativo da Educação Linguística (Castro, 2000a; Lomas, 2006), atribuem ao saber gramatical funções relevantes na estruturação da consciência metalinguística, nos usos bem sucedidos da língua, na reflexão sobre a linguagem e na organização do próprio pensamento.
One of the most problematic questions in the context of Portuguese Language Teaching Methodology is that of the status and functions of grammatical knowledge in the learning of the mother language which we discuss in this study on grammar configurations in Portuguese Language textbooks. In the context of several works on schoolbooks that started being written in Minho University (Castro et alii, 1999), we propose to describe and analyse – in different dimensions and detail levels – a wide range of Portuguese Language books (text and grammar books) used in the third level of compulsory school from school year 2002/03 to 2004/05. It is established that this dissertation is divided into two main parts: one of theoretical contextualization and another one defining the studies about Portuguese Language schoolbooks and its results. Assuming the analysis (in order to understand it) of grammar functions in the Portuguese Language learning process as the main aim of this dissertation, we start (in Chapter I) with the definition of it’s object and its’ aims, as well as the contextualization of grammar teaching in schools. In Chapter II, we contextualise grammar teaching and learning integrating this work in the scientific area it belongs to, that of the Mother Language Teaching Methodology. We also discuss the relationships between linguistic research and language teaching, thus determining the different meanings (in general and specific terms) of the concept of grammar. The last section of this chapter discusses grammar teaching in schools in five main aspects: a) reference to previous studies; b) definition of a proper moment for grammar in Portuguese lessons; c) evaluation of the role of grammatical knowledge in acquiring verbal competences; d) explanation of the reasons for learning grammar; e) suggestion of the discovery method in grammar teaching. Thus, accepting that schoolbooks, being the object of a new study area, positively contribute to the construction of grammar images as well as to the configuration of explicit teaching methods, we start, in Chapter III, the description of the perspectives about language teaching in the official documents. We try to identify, either in the syllabi or in the grammatical terminology an image of the conception of grammatical knowledge. However, the way grammar is conceived and taught at school emerges above all from textbooks. This is why they deserve specific theoretical discussion. Considering that textbooks are an instance of definition of the contents and the way language and grammar are taught; taking into account that textbooks are a rather complex object that can be analysed in several dimensions (Choppin, 1992), we define, in Chapter IV, the aims of the analysis of the two different corpora of textbooks: the Portuguese Language textbooks and the Grammar textbooks. Whereas the latter are analysed in a historic and descriptive perspective, the former are analysed taking into account the levels of adoption, their structure, discourses and, above all, the tasks involving grammar. In Chapters V and VI, we present the results of the historic and descriptive study of grammar textbooks along with data concerning the analysis of grammar in the Portuguese Language textbooks. The study of the Grammar textbooks is done in specific analysis: the description of the editorial evolution of the fifteen selected publications, the comparative analysis of two Grammar textbooks, the study of the introductory discourses, the definition of school grammar functions and its characterization, the identification of the sources of Portuguese grammars and the evaluation of four “critical areas” of grammatical description. As far as Portuguese Language textbooks are concerned our study is focussed on grammar contents and tasks. In Chapter VII, we present the conclusions of the study. We expect to reveal new data emerging from the textbooks both about the relationships between explicit grammatical knowledge and the learning of the Mother Language and the relationships between discourses and practices concerning grammar teaching at school. It could be said, in advance, that although theory and practice in grammar teaching sometimes appear to be both a ritual and a myth (Sousa, 2000; Silva, 2006), the truth is that recent reflections on language teaching – performed in the area of the communicative paradigm of linguistic education – (Castro, 2000a; Lomas, 2006) show grammatical knowledge as playing a relevant role in the building of metalinguistic conscience; in the correct usage(s) of the language, in the linguistic reflection and even in thought organization.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Educação - Ramo do Conhecimento de Metodologia do Ensino do Português
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8125
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

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