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https://hdl.handle.net/1822/8086
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.contributor.author | Blanco, Elías | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Lia Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2008-09-09T18:50:13Z | - |
dc.date.available | 2008-09-09T18:50:13Z | - |
dc.date.issued | 1998 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Leandro S. [et al.], ed. lit. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 4, Braga, Portugal, 1998 : actas”. Braga : Universidade do Minho, 1998. p. 238-246. | eng |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/8086 | - |
dc.description.abstract | A Tecnologia Educativa (TE) representa um campo de estudo que se apoia numa série de teorias cientfícas cujos desenvolvimento e aplicações configuram uma forma de intervenção educativa. Concebida como uma parcela da tecnologia em geral, a tecnologia educativa tem assumido a função de aplicação sistemática dos princípios científicos à resolução de problemas concretos. Tal concepção teve um duplo efeito sobre o campo de acção da TE: por um lado, por ser demasiado genárica, teve o efeito de multiplicar em demasia as perspectivas sobre o campo de estudo e de aplicação; por outro lado, amarrou a TE ao modelo empírico-analítico com bases na "eficiência" e na "tecnicidade". Torna-se, portanto, necessário efectuar uma análise rigorosa, fundamentada e actualizada que permita reconceptualizar a TE e encontrar as suas ideias-força. Análise que se torna imperiosa devido ao momento chave da construção da Sociedade da Informação que estamos a viver, pois sobre a TE tem recaído uma grande parcela de responsabilidade na aplicação à educação das "novas tecnologias de informação e comunicação" (NTIC). Nesta comunicação relfect-se, essencialmente, sobre dois aspectos: i) o domínio de estudo da TE nos programas educacionais, nomeadamente nas relações com as orientações comunicacionais e com o pensamento curricular; ii) a questão da "tecnicidade" e da "eficiência" face às mudanças epistemológicas produzidas nas ciências-suporte. Estas reflexões constituem o ponto de partida de desenvolvimento de um projecto de investigação sobre linhas e tendências de ensino-aprendizagem e de investigação em TE, no nosso país e num quadro transnacional. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidade do Minho | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Tecnologia educativa | eng |
dc.title | Reflexões sobre a tecnologia educativa | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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reflexoes-tecnologia.pdf | 138,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |