Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/8086

TítuloReflexões sobre a tecnologia educativa
Autor(es)Silva, Bento Duarte da
Blanco, Elías
Gomes, Maria João
Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveTecnologia educativa
Data1998
EditoraUniversidade do Minho
CitaçãoALMEIDA, Leandro S. [et al.], ed. lit. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 4, Braga, Portugal, 1998 : actas”. Braga : Universidade do Minho, 1998. p. 238-246.
Resumo(s)A Tecnologia Educativa (TE) representa um campo de estudo que se apoia numa série de teorias cientfícas cujos desenvolvimento e aplicações configuram uma forma de intervenção educativa. Concebida como uma parcela da tecnologia em geral, a tecnologia educativa tem assumido a função de aplicação sistemática dos princípios científicos à resolução de problemas concretos. Tal concepção teve um duplo efeito sobre o campo de acção da TE: por um lado, por ser demasiado genárica, teve o efeito de multiplicar em demasia as perspectivas sobre o campo de estudo e de aplicação; por outro lado, amarrou a TE ao modelo empírico-analítico com bases na "eficiência" e na "tecnicidade". Torna-se, portanto, necessário efectuar uma análise rigorosa, fundamentada e actualizada que permita reconceptualizar a TE e encontrar as suas ideias-força. Análise que se torna imperiosa devido ao momento chave da construção da Sociedade da Informação que estamos a viver, pois sobre a TE tem recaído uma grande parcela de responsabilidade na aplicação à educação das "novas tecnologias de informação e comunicação" (NTIC). Nesta comunicação relfect-se, essencialmente, sobre dois aspectos: i) o domínio de estudo da TE nos programas educacionais, nomeadamente nas relações com as orientações comunicacionais e com o pensamento curricular; ii) a questão da "tecnicidade" e da "eficiência" face às mudanças epistemológicas produzidas nas ciências-suporte. Estas reflexões constituem o ponto de partida de desenvolvimento de um projecto de investigação sobre linhas e tendências de ensino-aprendizagem e de investigação em TE, no nosso país e num quadro transnacional.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8086
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
reflexoes-tecnologia.pdf138,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis