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TítuloFrom outer space. O processo de descentralização da música indie portuguesa (1991–2000)
Autor(es)Moura, Luiz Alberto
Rabot, Jean-Martin
Martins, Moisés de Lemos
Guerra, Paula
Palavras-chaveCenas musicais
Democratização
Descentralização
Gravadoras indie
Indie
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoMoura, L. A., Rabot, J.-M., Martins, M. L., & Guerra, P. (2022). From outer space. O processo de descentralização da música indie portuguesa (1991–2000). In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS (pp. 45–65). CECS.
Resumo(s)Nas próximas páginas analisaremos os processos de produção de quatro gravadoras indie em Portugal, nos anos 1990, e em como foram determinantes para a democratização e descentralização do mapa da música nacional a partir da década de 1990. Operando à margem da grande indústria fonográfica, e calcadas na liberdade e vanguarda artísticas, esses selos, Bee Keeper (Lisboa), LowFly (Póvoa de Varzim), Moneyland Record$ (Caldas da Rainha) e Lux Records (Coimbra), avançam com o panorama iniciado nos anos 1980, sendo peças fundamentais para dar voz a uma nova música que surgia do underground português e que não teria espaço nas chamadas “majors”. A oposição ao mainstream e a luta contra a precariedade fizeram com que florescessem nessas comunidades sentimentos de pertença, trabalho coletivo e métodos alternativos de como “fazer música”. Pretendemos ainda explorar como essas editoras foram responsáveis também por disseminar novas sonoridades, mais afeitas à época com o que se ouvia nos Estados Unidos, misturando-as com a influência massiva da música britânica no país. Partiremos da origem destas editoras, seus desenvolvimentos e em como moldaram seus nichos. Deste modo, visualizaremos o legado de cada uma delas na música portuguesa como um todo. E também em como foram importantes para a criação, valorização, divulgação e regeneração de espaços para a prática da música, de eventos, fomentando novas meios de economia e estética, sendo peças chave para mudanças culturais e urbanas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79172
e-ISBN978-989-53435-3-9
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/276
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
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