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https://hdl.handle.net/1822/79172
Título: | From outer space. O processo de descentralização da música indie portuguesa (1991–2000) |
Autor(es): | Moura, Luiz Alberto Rabot, Jean-Martin Martins, Moisés de Lemos Guerra, Paula |
Palavras-chave: | Cenas musicais Democratização Descentralização Gravadoras indie Indie |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Citação: | Moura, L. A., Rabot, J.-M., Martins, M. L., & Guerra, P. (2022). From outer space. O processo de descentralização da música indie portuguesa (1991–2000). In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS (pp. 45–65). CECS. |
Resumo(s): | Nas próximas páginas analisaremos os processos de produção de quatro gravadoras indie em Portugal, nos anos 1990, e em como foram determinantes para a democratização e descentralização do mapa da música nacional a partir da década de 1990. Operando à margem da grande indústria fonográfica, e calcadas na liberdade e vanguarda artísticas, esses selos, Bee Keeper (Lisboa), LowFly (Póvoa de Varzim), Moneyland Record$ (Caldas da Rainha) e Lux Records (Coimbra), avançam com o panorama iniciado nos anos 1980, sendo peças fundamentais para dar voz a uma nova música que surgia do underground português e que não teria espaço nas chamadas “majors”. A oposição ao mainstream e a luta contra a precariedade fizeram com que florescessem nessas comunidades sentimentos de pertença, trabalho coletivo e métodos alternativos de como “fazer música”. Pretendemos ainda explorar como essas editoras foram responsáveis também por disseminar novas sonoridades, mais afeitas à época com o que se ouvia nos Estados Unidos, misturando-as com a influência massiva da música britânica no país. Partiremos da origem destas editoras, seus desenvolvimentos e em como moldaram seus nichos. Deste modo, visualizaremos o legado de cada uma delas na música portuguesa como um todo. E também em como foram importantes para a criação, valorização, divulgação e regeneração de espaços para a prática da música, de eventos, fomentando novas meios de economia e estética, sendo peças chave para mudanças culturais e urbanas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79172 |
e-ISBN: | 978-989-53435-3-9 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/276 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_Moura_Rabot_Martins_Guerra_From-outer-space.pdf | 128,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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