Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7915
Título: | A relação dos ciganos com a escola pública: contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional |
Autor(es): | Casa-Nova, Maria José |
Palavras-chave: | Ciganos Socialização familiar Etnografia Escola Family socialization Habitus étnico Gypsies Ethnic habitus School |
Data: | 2006 |
Citação: | CASA-NOVA, Maria José - A relação dos ciganos com a escola pública: contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.”Revista Interacções” [Em linha]. 2 (2006) 155-182. [Consult. 5 Jun. 2008]. Disponível em WWW:<http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/B7.pdf>. |
Resumo(s): | Tendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças
e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas
comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões
em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que
estão na origem deste fenómeno.
Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados
durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação
participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de
informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste
afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”. Taking into consideration the traditional withdrawal from public school of children and young people of Gypsy culture, either in Portugal or in European countries where these communities are present, we attempt, in this article, the development of some reflections around some of the socio-cultural processes that are at the source of this phenomenon. Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes throughout field research of an ethnographical character, where the participating observation was constituted by the privileged methodological complex of the information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7915 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação dos Ciganos com a escola pública.pdf | 160,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |