Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7915

TítuloA relação dos ciganos com a escola pública: contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional
Autor(es)Casa-Nova, Maria José
Palavras-chaveCiganos
Socialização familiar
Etnografia
Escola
Family socialization
Habitus étnico
Gypsies
Ethnic habitus
School
Data2006
CitaçãoCASA-NOVA, Maria José - A relação dos ciganos com a escola pública: contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.”Revista Interacções” [Em linha]. 2 (2006) 155-182. [Consult. 5 Jun. 2008]. Disponível em WWW:<http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/B7.pdf>.
Resumo(s)Tendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que estão na origem deste fenómeno. Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”.
Taking into consideration the traditional withdrawal from public school of children and young people of Gypsy culture, either in Portugal or in European countries where these communities are present, we attempt, in this article, the development of some reflections around some of the socio-cultural processes that are at the source of this phenomenon. Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes throughout field research of an ethnographical character, where the participating observation was constituted by the privileged methodological complex of the information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7915
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relação dos Ciganos com a escola pública.pdf160,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID