Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/78831

TitleAcesso e usos do computador Magalhães na escola e em casa: um estudo no concelho de Braga
Author(s)Pereira, Sara
Melro, Ana
KeywordsPrograma ‘e.escolinha’
Computador magalhães
Políticas tecnológicas para a educação
Crianças
Famílias
Professores
Issue date2014
PublisherGabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Media
CitationPereira, S., & Melro, A. (2014). Acesso e usos do computador Magalhães na escola e em casa: Um estudo no concelho de Braga. In S. Silva & S. Pereira (Eds), Atas do 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania (pp. 20-36). Lisboa: GMCS/GILM. https://bit.ly/37Gtt9V
Abstract(s)“Quando um Magalhães entrar numa casa, nunca mais essa casa será a mesma. O Magalhães é um computador para ser utilizado dos 7 aos 77. É um computador que faz tudo aquilo que nós necessitamos”. A afirmação é do ex-primeiro-ministro José Sócrates em declaração ao Jornal da Tarde emitido pela RTP1 a 23 de setembro de 2008. Enquanto chefe do XVII governo constitucional, José Sócrates lançou, em 2008, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, o programa ‘e.escolinha’ com o objetivo de “generalizar o uso do computador e da Internet nas primeiras aprendizagens e garantir o acesso ao primeiro computador a milhares de famílias” (Tribunal de Contas, 2012: 97). A medida permitiu a mais de 400 mil crianças do 1º ciclo do ensino básico, e respetivas famílias, o acesso gratuito, ou a custo reduzido, a um computador pessoal com conteúdos educativos: o Magalhães. Mas, qual foi realmente o impacto desta medida para as crianças, para as suas famílias e para a escola? O que aconteceu nas escolas e nos lares que receberam o computador? O que lhes trouxe de novo? Essas escolas e essas casas ficaram de facto diferentes, como defendeu o ex-primeiro-ministro? Em que aspetos? Com base em questionários aplicados a mais de 1500 alunos a frequentar o 3º e o 4º ano em 32 escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Braga, e através dos inquéritos administrados aos seus pais e professores, pretendemos conhecer as perspetivas dos três grupos de inquiridos sobre a importância dos media e das novas tecnologias na vida das crianças; procurámos igualmente conhecer os acessos e os usos do Magalhães nos contextos familiar e escolar, bem como conhecer as suas perspetivas sobre o programa governamental e a distribuição do computador. Este estudo enquadra-se num projeto de investigação intitulado “Navegando com o Magalhães: Estudo sobre o Impacto dos Media Digitais nas Crianças”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, (PTDC/CCI-COM/101381/2008) e cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE (COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-009056).
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78831
ISBN978-989-96478-3-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings


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